Matheus de Lara
Depois do calor dos últimos dias, o mês de novembro começou com chuva e frio. Nesta terça-feira (1°), por exemplo, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) alertou que as baixas temperaturas nesse começo de mês não eram registradas desde 1997, de acordo com algumas estações meteorológicas.
Devido ao frio decorrente da massa de ar polar que atua na região do Paraná, a reportagem do Página Um News conversou com a geógrafa e professora do curso de Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Karin Linete Hornes. Para ela “esse frio é resultado de uma frente fria que ganhou força com a queda da temperatura no pacífico. Entre os dias 1° a 5 de novembro, teremos maiores possibilidades de queda de temperatura e geada. Algumas áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina poderão registrar neve. Apesar do fenômeno já ter ocorrido em novembro, suas atividades não são predominantes neste mês. Este frio poderá trazer diversos prejuízos às plantações, e exigirá cuidados especiais com a saúde”, disse Karin.
Karin descreve que “a motivação da entrada de frio, está relacionada à diminuição da temperatura superficial do pacífico, responsável pelo fenômeno do La Niña. A medição realizada para o momento foi de -2º C entre a costa do Equador e Peru. Este fenômeno de queda da temperatura, favorece a anomalia negativa e as incursões das frente frias o que pode acarretar em temporais na sua chegada e, posteriormente, a queda de temperatura, podendo em alguns locais gerar geada”.
A geógrafa também explica que “a primavera é um equinócio que transita entre o solstício de inverno e verão. O equinócio se caracteriza por apresentar dias e noites com tempo de iluminação semelhante, como também, nesse período há a possibilidade da entrada de frentes frias, que causam grandes tempestades e também queda de temperatura. As incursões de ar frio são mais comuns no início da primavera, e vão perdendo a força à medida que o solstício de verão vai se aproximando, e o maior tempo de iluminação e as altas temperaturas vão se consolidando”, ressaltou.
Para o segundo dia do mês, o destaque ainda fica por conta do frio rigoroso sobre o Paraná. Em vários setores paranaenses, as temperaturas mínimas ainda ficam abaixo dos 10 °C. No sudoeste e no sul, há possibilidade até mesmo de geadas fracas. Entre o leste e o norte do Paraná, o céu segue com muitas nuvens, com ocorrência de chuviscos ocasionais. No oeste e no sudoeste, predomínio de sol. A tarde continua com temperaturas amenas.