Dirigível gaúcho chama atenção nos Campos Gerais

0 35

Emerson Teixeira*

Um dirigível cruzou os céus dos Campos Gerais e chamou atenção de moradores de Castro, Carambeí e Ponta Grossa ao final da manhã desta terça-feira (21). Os olhares curiosos invadiram as redes sociais que logo foram tomados por memes e suposições sobre a origem da aeronave e seu destino.
Desenvolvido pela Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos Especializados (ABD), o dirigível saiu de São Carlos (SP) e segue até Porto Alegre (RS). Ele sobrevoará nos dias 29 e 30 deste mês a South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo.

O dirigível foi contratado pelo Sistema Fetransul-RS e conforme o seu presidente, Afrânio Kieling, ele tem a intenção de “mostrar como o transporte impulsiona o mundo e a inovação”. No balão do equipamento é possível ler a frase “o transporte move o Brasil e impulsiona a inovação” e as logomarcas do Sistema Fetransul, CNT, Sest, Senat e Itl.

Em entrevista ao jornal Gaúcha ZH, o presidente da Fetransul relatou que um dos desafios da viagem é buscar lugares para os pernoites do dirigível, no trajeto de São Carlos a Porto Alegre e na Capital, dado o tamanho do equipamento.

O dirigível decolou de Itapeva (SP) na madrugada desta terça-feira (21) e pousou logo após o almoço em Ponta Grossa, antes de seguir viagem até a capital gaúcha.

ADB 33

Em 22 de dezembro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu à ABD, certificado de tipo para a aeronave ADB-3-3, após processo que se estendeu por anos, com apoio de empresas parceiras como Avionics Services e Latécoère. 

O ADB-3-3 tem 49 metros de comprimento e capacidade para acomodar até cinco passageiros, além do piloto, em sua gôndola. Conforme a fabricante, suas principais aplicações serão na agricultura, passeios panorâmicos, vigilância e controle de fronteiras, publicidade, inspeção de linhas de transmissão elétrica, prospecção mineral, segurança pública e treinamentos.

*Com informações da GaúchaZH e @adb33_oficial

Foto: Instagram Dani Gomes

Vídeo: Grupos de WhatsApp

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!