Da Assessoria
As vendas relacionadas ao Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, trazem otimismo ao comércio varejista paranaense. Uma pesquisa preliminar contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) ouviu 605 consumidores e mostra que o consumidor pretende gastar R$ 206,83 na compra do presente para o Dia dos Pais.
O levantamento foi realizado pelo grupo Datacenso nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá e Londrina com consumidores da faixa etária entre 18 e 65 anos. Destes mais da metade (57%) pertence ao gênero feminino.
Comemoração
A pesquisa mostra, também, que a comemoração alusiva ao Dia dos Pais será predominantemente com um almoço ou jantar em casa. Esta é a preferência de 77% dos entrevistados. 12% pretendem comemorar em restaurante.
Presentes
Quanto à preferência na escolha do presente, no geral, a pesquisa mostra que há um equilíbrio entre aqueles consumidores que preferem surpreender os pais e aqueles que preferem o modelo tradicional, ou seja, realizar a compra com base na escolha antecipada dos pais.
Roupas, calçados e perfume/cosméticos lideram a preferência dos consumidores para presentear nessa data, com 46%, 23% e 17% respectivamente.
Estratégia assertiva para os comerciantes
A Faciap e o grupo Datacenso desenvolveram algumas estratégias que podem auxiliar o comerciante a vender mais em datas comemorativas como o Dia dos Pais. Confira!
Produtos e serviços
Oferecer qualidade, variedade e novidades em produtos. A relação custo x benefício está ligada aos benefícios que os clientes percebem na marca/produto.
Além disso, investir cada vez mais no atendimento diferenciado, pois é um dos pontos que os clientes buscam ao efetuar uma compra. Por isso a importância de investir em estratégias de comunicação e marketing para reforçar essas características e diferenciais.
Preço
O preço do produto também é um dos principais fatores que consideram na hora da compra. Neste caso, é importante desenvolver um trabalho de comunicação que mostre que produtos têm uma melhor relação custo x benefício comparado com a concorrência, ou seja, apresentar um preço justo pelo benefício que o cliente recebe (teoria da Racionalidade Econômica).
Ponto de compra
Metade costuma comprar em loja física, portanto oferecer uma boa estrutura pode ser um diferencial em relação à concorrência.
O novo momento do mercado deve gerar uma experiência única, conveniência e convivência aos clientes.
Para os comerciantes que possuem loja online, é primordial oferecer principalmente agilidade e facilidade de compra e entrega rápida.
Promoção Comunicação
É essencial investir mais em marketing digital, com ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis). As redes sociais são ferramentas suficientes para alcançar os clientes, pois são onde eles pesquisam promoções e ofertas.
O atendimento ao cliente é um dos fatores que mais chamam a atenção dos consumidores na hora da compra. Portanto, é fundamental oferecer o melhor atendimento possível a fim de atrair e manter os clientes fidelizados.
O nível da competência (conhecimento das necessidades dos clientes, habilidade na comunicação e atitude no atendimento) dos funcionários é
um fator fundamental de diferenciação e de manutenção dos clientes. Deste modo, é importante que os colaboradores possam estar conscientes dessa competência.