2022 e os feriados – ano terá apenas um final de semana prolongado

2022 e os feriados – ano terá apenas um final de semana prolongado

Luana Dias

Para os amantes de um final de semana prolongado e das viagens que exigem mais que dois dias de folga, 2022 vai ser um tanto quanto cruel. O ano que acaba de começar terá um único final de semana estendido – o da Páscoa, que começa na sexta-feira, 15 de abril, com o feriado nacional da Paixão de Cristo, continua no sábado, que representa folga para grande parte dos trabalhadores brasileiros, e termina no domingo, dia 17.

Os demais feriados do ano não cairão em segundas nem em sextas-feiras, o que reduz as possibilidades das programações de folga mais amplas. Mas o Carnaval, que acontece neste ano no dia 1º de março, tradicionalmente uma terça-feira, ainda pode representar uma brecha para o descanso. Mesmo não sendo feriado nacional, nas repartições públicas federais, estaduais ou municipais e em muitas empresas, a segunda que antecede a terça-feira de Carnaval, e a Quarta-feira de Cinzas (até pelo menos parte do dia), são declaradas como ponto facultativo. Já em alguns estados, a terça de Carnaval é reconhecida como feriado.

Além desses, 2022 também terá o feriado de Tiradentes (21 de abril), que será numa quinta-feira; o Dia do Trabalho, em 1º de maio, que neste ano caí num domingo; Corpus Christi (16 de junho – quinta-feira), em alguns estado a data é ponto facultativo; Independência do Brasil, em 7 de setembro e que este ano caí numa quarta-feira; o feriado de 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida, que também será numa quarta; Finados (2 de novembro), igualmente numa quarta-feira; Proclamação da República (15 de novembro), que será numa terça-feira, e o feriado de Natal (25 de dezembro), que em 2022 será num domingo. Ao todo o ano terá nove feriados nacionais, considerando Confraternização Universal (1º de janeiro), e a Páscoa, Dia do Trabalho e Natal, que cairão em domingos.

Feriados municipais

Para quem é de Castro existem ainda outras duas opções de feriados em 2022. Os dias 19 de março (sábado), e 26 de julho (terça-feira), são feriados municipais na cidade. A primeira data refere-se ao aniversário de Castro, e a segunda ao dia da Senhora Sant’Ana, padroeira da cidade.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!