Da Redação
Carambeí – Os vereadores do Parlamento Jovem de Carambeí realizaram na quarta-feira (26) uma visita à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e ao Palácio Iguaçu, experiência essa que promete marcar profundamente suas vidas e enriquecer o entendimento sobre a política e o funcionamento do governo.
Maria Luiza Taques, uma das coordenadoras do projeto, compartilhou seu entusiasmo e satisfação com a iniciativa. “Esse projeto representa muito para mim. Era um sonho que tivemos em 2015, e conseguimos transformá-lo em lei durante a gestão do então presidente Jeverson Gomes. Agora estamos na quarta edição”, afirmou Maria Luiza. Ela explicou que o projeto abrange alunos da rede estadual de ensino, do sexto ano do ensino fundamental ao segundo ano do ensino médio. “O mais votado de cada escola garante uma vaga, e os demais candidatos defendem suas razões para serem vereadores do Parlamento Jovem na Câmara Municipal”, descreveu.
Este ano, seis escolas participaram do processo seletivo: cinco estaduais e a Escola Elo Sagrado. Cada escola teve dois representantes, exceto a Carlos Ventura, que ficou com apenas um. “Essas visitas são muito importantes porque enriquecem a visão dos alunos. Eles aplicam na prática o que aprendem na teoria”, destacou a coordenadora.
A visita ao Palácio Iguaçu foi guiada por Dona Gica Greca, que apresentou a história do Paraná e detalhes sobre a construção do palácio. “Essas particularidades são muito ricas e eles vão lembrar para sempre. Acredito muito nesse projeto porque ele trabalha a questão de falar em público, argumentar e defender ideias, que são habilidades importantes para qualquer profissão que eles escolherem seguir”, acrescentou Maria Luiza.
Na Assembleia Legislativa, os jovens foram recebidos por Jenifer Sarti, que os levou ao Plenário. “Eles puderam sentar nas cadeiras dos deputados, matar curiosidades e aprender sobre a história da construção da Assembleia e seus anexos. Visitaram alguns gabinetes de deputados, o que enriqueceu seu conhecimento de forma extraordinária”, relatou.
A coordenadora do projeto acrescentou que essas experiências práticas ajudam os jovens a entenderem a verdadeira função dos vereadores e o funcionamento dos poderes legislativo e executivo. “Esse projeto é muito bom e só tem a somar. Eles saem com uma nova cultura sobre o que é a política e o trabalho dos vereadores. É um aprendizado muito rico que com certeza marcará positivamente suas vidas”, concluiu.