Da Assessoria
Ponta Grossa – A Universidade Estadual de Ponta Grossa firmou acordo de cooperação internacional com a Universidad Rey Juan Carlos (URJC), da Espanha. A parceria foi formalizada por meio do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UEPG e a instituição espanhola, como um convênio de cotutela, que permitirá o intercâmbio de pesquisadores entre as universidades.
O convênio foi apresentado ao vice-reitor da UEPG, Ivo Mottim Demiate, pelos professores Alessandro Loguercio, do PPG-Odonto e o professor Bruno Baracco, da URJC, em reunião no gabinete da Reitoria, na última quarta-feira (16). Também estiveram presentes a doutoranda em Odontologia Taynara de Souza Carneiro e a diretora do Escritório de Relações Internacionais da UEPG, professora Sulany Silveira dos Santos, responsável pela formalização do acordo.
O acordo de cotutela prevê o intercâmbio simultâneo de alunos de doutorado entre a UEPG e a URJC, por um período mínimo de seis meses. Por meio do projeto, os pesquisadores participantes realizarão parte de seus estudos na universidade que o recepciona, com orientação de professor local e utilização de seus laboratórios e equipamentos.
Ao final da pesquisa, o acadêmico receberá título de doutorado pelas duas instituições. Pensado para atender a demanda em comum entre o programa da UEPG e a universidade espanhola, o convênio servirá de base para a elaboração de acordos em outras áreas do conhecimento.
Para o reitor em exercício, professor Ivo Mottin Demiate, o programa de cotutela mostra que a qualidade das pesquisas desenvolvidas na UEPG é a mesma de outros países. “Nosso curso de Odontologia é tradicional e possui grande destaque acadêmico. O reconhecimento do trabalho dos nossos pesquisadores, vindo de uma grande universidade europeia, é motivo de grande orgulho”. Demiate destaca a visibilidade global que a produção científica gera para a instituição.
A doutoranda Taynara de Souza Carneiro será a primeira doutoranda cotutela do convênio, nos próximos meses. Durante sua estadia na Espanha, ela desenvolverá sua pesquisa sobre clareamento dentário com peróxido de hidrogênio a 6%, sob orientação do professor Baracco e coorientação remota com a UEPG. “O meu objeto de estudo está dentro do padrão permitido para o procedimento na Europa. A cotutela permitirá que eu analise em laboratório e clínica a sua utilização prática”, explica.
O professor Bruno Baracco ressalta o protagonismo da UEPG no campo científico. “A UEPG é referência mundial quando o assunto é odontologia e está presente nas principais publicações da área. Em qualquer revista científica, com certeza você encontra trabalhos desenvolvidos aqui”. Ele celebra o acordo firmado, que permitirá transferência de tecnologias e conhecimentos entre as instituições.
O professor Alessandro Loguercio exalta o sentimento de orgulho pela referência que o curso de Odontologia da UEPG se tornou e permitiu atrair parcerias internacionais. “Esse sentimento é possível pelo trabalho duro que desenvolvemos no curso e na pós-graduação. Além de garantir reconhecimento, esses estudos beneficiam todos os pacientes que precisam de atendimento odontológico”, celebra.