UEPG e Carambeí assinam convênio para atividades em saúde mental

UEPG e Carambeí assinam convênio para atividades em saúde mental

Da Assessoria

Na última quarta-feira (26), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Prefeitura de Carambeí firmaram convênio para a colaboração em atividades de assistência psicossocial no município. Durante alguns dias da semana, acadêmicos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Hospital Universitário da UEPG vão acompanhar e auxiliar na implantação das ações da Rede de Atenção Psicossocial em Carambeí.

Na ocasião, o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, reforçou a disposição da instituição em colaborar com os municípios da região em parcerias de diversas áreas do conhecimento, e em especial na atenção básica em saúde. “Para nós, fortalecer a saúde nos municípios é, também, diminuir a quantidade ou a gravidade dos pacientes que chegam ao HU-UEPG”, destacou.

A parceria também foi comemorada pela prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, que destacou a importância da atenção psicossocial, em especial durante a pandemia. “Esses residentes vão ter um ganho de aprendizado, também, na gestão em saúde. Vão acompanhar toda a estruturação da Rede”, aponta.

Como conta a professora Lislei Preuss, que vai coordenar as atividades do convênio, a parceria deve aprimorar processos de trabalho, agregar novas aprendizagens e conhecimentos e ampliar o cenário de práticas profissionais específicas desta Residência. “A partir destes objetivos, pretende-se contribuir para a implantação da Rede de Atenção Psicossocial, conforme dispõe a Portaria 3.088 de 2011 do Ministério da Saúde, que abrange estruturar os atendimentos de saúde mental na Atenção Primária até as situações de urgência e emergência psiquiátricas. Acredita-se que este novo espaço contribuirá significativamente para a formação profissional específica dos/as Residentes”, diz.

Participaram da reunião o reitor Miguel Sanches Neto; a prefeita Elisangela Pedroso; a diretora acadêmica do HU-UEPG Fabiana Bucholdz Teixeira Alves; o chefe de gabinete interino da UEPG Renê Helmann; a assistente social de Carambeí, Ana Paula Almeida Rocha Ohata; e a Secretária de Planejamento de Carambeí, Adriana Patrícia Curtes.

Texto e fotos: Aline Jasper

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!