Da Assessoria
Tibagi – A Prefeitura de Tibagi, por meio da Vigilância Sanitária, inaugurou um novo espaço para o cuidado com a saúde animal e humana: a Sala de Coleta e Internamento de Doenças Zoonóticas. O local tem como objetivo ampliar o controle das zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos e vice-versa.
O médico veterinário Pedro Teider explicou a importância da iniciativa. “Estamos inaugurando a sala de coleta e internamento de doenças zoonóticas para cães e gatos. A intenção é trabalhar com vigilância em saúde, na prevenção dessas doenças”, destacou.
De acordo com Teider, o espaço vai atender animais de rua e animais com tutor.
Animais de rua que apresentarem sintomas suspeitos serão recolhidos, passarão por exames e, enquanto aguardam o resultado, permanecerão em internamento recebendo os cuidados necessários. Caso seja confirmada a doença, eles continuarão em tratamento até a recuperação. Após isso, serão castrados, vacinados e devolvidos ao local de origem.
Já os animais com tutor poderão ser levados até o Centro de Zoonoses. “O proprietário pode decidir se quer manter o animal internado aqui até sair o resultado do exame ou se prefere levar para casa e seguir com o tratamento. Se der negativo, ele retorna ao tutor; se der positivo, pode ficar mais um tempo em internamento até estar estável e depois continuar o tratamento em casa”, explicou o veterinário.
A população também pode entrar em contato com o setor de zoonoses caso encontre animais de rua com sintomas suspeitos. O primeiro atendimento será feito de forma online.
“Se a pessoa tem um animal que não está bem, pode chamar no WhatsApp da zoonoses. Fazemos uma triagem para avaliar os sintomas e, se houver suspeita de zoonose, marcamos um horário para a coleta. No caso de animais de rua, o encaminhamento também pode ser feito”, completou Pedro Teider.
Para o secretário municipal de Saúde, Tadeu Mercer, o novo espaço representa um avanço importante para Tibagi: “Para nós da Secretaria de Saúde, é um espaço muito importante. Entregamos esse local para que o serviço flua melhor e para que o veterinário e a equipe do controle de zoonoses tenham melhores condições de trabalho. É um avanço muito grande, teremos um controle mais eficaz sobre as zoonoses no município.”