Da Assessoria
Tibagi – A cidade foi destaque no resultado do Edital nº 01/2024 do Programa Itaipu Mais que Energia, divulgado na última quarta-feira (30). Dois projetos ligados ao município foram contemplados com recursos importantes. Um voltado à infraestrutura turística no Parque Estadual do Guartelá e outro para o fortalecimento da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (ACAMARTI), no seguimento economia solidária.
O edital, promovido pela Itaipu Binacional em parceria com a Caixa Econômica Federal, tem como objetivo incentivar iniciativas capazes de gerar impacto positivo nas comunidades, especialmente no enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, segurança hídrica e energética, além do desenvolvimento social.
Entre os quatro municípios da região com projetos aprovados na linha de incremento à infraestrutura turística, Tibagi foi contemplada com a proposta “Guartelá – Turismo para Todos”. O projeto prevê a reforma do centro de recepção de visitantes do Parque Estadual do Guartelá, além da construção de banheiros e vestiários acessíveis, reconstrução da passarela de acesso à cabeceira da cachoeira da Ponte de Pedra e um novo mirante com vista para o cânion do Guartelá.
Para a secretária de Turismo de Tibagi, Kellin Ramos, essa conquista marca um novo momento para o turismo local. “É uma conquista muito importante para Tibagi e para o parque. Melhorar a infraestrutura do maior cânion do Brasil vai permitir atender ainda melhor nossos turistas. Estamos muito felizes, é um marco na história da cidade e do Guartelá”, afirmou.
Além do investimento em turismo, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (ACAMARTI) também foi contemplada com um veículo tipo furgão.
O município tem buscado participar de diferentes editais para a captação de recursos. A gestão Rildo e Hely comemora mais esta conquista. “São oportunidades que não podemos deixar de aproveitar. A Itaipu é uma grande parceira nossa e desenvolve projetos voltados ao meio ambiente, e Tibagi está sempre buscando participar. Ser selecionado em dois projetos mostra a nossa dedicação em buscar recursos,” disse o prefeito Rildo Leonardi.