Da assessoria
Com o Seminário Internacional do Leite: do Brasil para o Mundo, iniciou o segundo dia de evento, no Pavilhão One. Reunindo profissionais com experiências na pecuária leiteira internacional, o objetivo do evento foi trazer conteúdo de alta qualidade para produtores e profissionais do setor, focando em novas técnicas e tecnologias que aumentem o rendimento animal, melhorem a qualidade de vida dos animais e otimizem o desempenho das fazendas por meio de inovações tecnológicas e análises de dados.
A programação do seminário incluiu palestras de destaque, como “Importância dos Dados em Fazendas Leiteiras: Impactos nas Bezerras, Nutrição e Produção de Leite”, apresentada pelo Dr. João Costa, que abordou como o uso de dados pode transformar a gestão das fazendas leiteiras. O Dr. Ronaldo Cerri discutiu o “Uso de Dados e Programas Reprodutivos na Produção Leiteira,” enfatizando a importância de programas reprodutivos baseados em dados para melhorar a eficiência produtiva.
O Dr. Claudio Ribeiro falou sobre “Nutrição e Manejo para Vacas Mais Produtivas e Saudáveis,” trazendo insights sobre práticas nutricionais e de manejo que aumentam a produtividade e a saúde dos animais. “A vaca sente, a vaca conhece quando a dieta está mais úmida ou mais seca. Uma dica que sempre dou para produtores e profissionais da ordenha é fazer uma adaptação ao trocar a silagem, entre uma a duas semanas pelo menos para o animal se acostumar. São fatores que às vezes não parecem tão importantes, mas impactam nos resultados”, explicou Ribeiro.
A bezerra nasceu e agora?
Durante o Agroleite 2024, a “Trilha do Leite” tem atraído o público infantil. Por meio de apresentações didáticas, as colaboradoras da cooperativa explicam para as crianças os processos “antes, dentro e fora da porteira.” Processos estes que incluem por exemplo: o nascimento das bezerras, a importância da higiene para evitar doenças durante a criação, entre outros pontos e curiosidades.
A iniciativa ensina de forma leve e acessível a muitas crianças que não têm contato com a pecuária, o processo até o leite chegar à gôndola do supermercado. Além de educar sobre os cuidados com os animais, a Trilha do Leite destaca a importância do leite na nossa alimentação, promovendo seus benefícios para a saúde.
Aqueles que desejarem trazer seus filhos ainda poderão visitar o espaço nesta quinta-feira (08) e na sexta-feira (09), das 9h às 16h.
Início dos Julgamentos da Raça Jersey
Na manhã desta quarta-feira (07), teve início no Agroleite a 4ª etapa do circuito nacional do Julgamento da Raça Jersey. A competição destacou os seguintes vencedores na categoria Jovem:
1° Lugar: ELVITA TEXAS DO RECANTO DOS PASSARINHOS, do expositor José Delmiro Solak, da cidade de Piraí do Sul (PR).
2° Lugar: HELÍSA 421 GETAWAY TENFEN, do criador José Tenfen, da cidade de Braço do Norte (SC).
3° Lugar: ZUMIRA TOGMAGNESIUM LUCKMANN, do expositor Edimar Luckmann, da cidade de Braço do Norte (SC).
O julgamento da Raça Jersey Adulto está programado para amanhã (08), das 09h às 13h.