Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023 promove a inclusão

0 184

Emerson Teixeira

Ponta Grossa – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ponta Grossa está mobilizada em torno da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023, que acontece entre os dias 21 e 26 de agosto. Neste ano o tema é “Conectar e somar para construir inclusão” e a programação visa criar conscientização e promover a inclusão de pessoas com deficiência.

O presidente da Apae Ponta Grossa, Laerte Bittencourt, destaca as atividades realizadas durante a semana para celebrar a diversidade e a inclusão. Na terça-feira (22), alunos da instituição tiveram a oportunidade de receber a visita dos jogadores do Operário. A quarta-feira (23) foi marcada por sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná, onde a banda da Apae realizou emocionante apresentação para os deputados.

Na sexta-feira (25), cerca de 50 alunos da Apae de Ponta Grossa participaram do Festival de Artes Regional, sediado em Piraí do Sul. Esta etapa regional antecede a fase estadual, que ocorrerá em maio de 2024, também na cidade de Ponta Grossa. A programação se estendeu até o sábado (26), quando alguns alunos tiveram a oportunidade de assistir a um jogo do Operário na cidade de Brusque (SC). Além disso, uma missa em ação em graças à Semana Nacional foi realizada.

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022, o Brasil abriga cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência, considerando a população com idade igual ou superior a dois anos. Esse número representa 8,9% de toda a população brasileira nessa faixa etária. Entre esses números, 10,7 milhões são mulheres (10% da população feminina) e 7,9 milhões são homens (7,7% da população masculina).

O Nordeste desponta como a região com maior percentual de população com deficiência, atingindo 10,3% da população. Logo em seguida estão as regiões Sul (8,8%), Centro-Oeste (8,6%), Norte (8,4%) e Sudeste (8,2%) com o menor percentual.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023 se firma como uma oportunidade para celebrar a diversidade, promover a inclusão e reforçar a importância de conectar e somar esforços para construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!