“Semana do Cavalo e da Ovelha” vai substituir a Efapi 2025 em Ponta Grossa

0 23

Da Redação

Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa confirmou a suspensão da Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi) 2025, tradicional evento realizado no Centro de Eventos e considerado uma das vitrines do agronegócio paranaense. A decisão foi anunciada em nota oficial conjunta da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Sociedade Rural dos Campos Gerais, e segue o decreto municipal nº 25.410/2025, que trata da contenção de despesas.

Em substituição, a cidade vai sediar a “Semana do Cavalo e da Ovelha”, entre os dias 18 e 21 de setembro de 2025, com atividades voltadas ao setor, incluindo o dia de campo da raça Purunã, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

De acordo com a nota, a medida é uma resposta ao “cenário macroeconômico nacional de desaceleração econômica, que tem impactado diretamente a receita do município”. A Efapi sempre se destacou como um dos principais eventos do setor agropecuário na região, reunindo expositores, produtores, autoridades e contando até mesmo com a escolha de princesas representando o evento. Em 2025, no entanto, a programação será adaptada ao novo formato, priorizando atividades de menor custo para os cofres públicos.

O decreto

Entre as principais ações previstas no decreto estão a redução de gastos com diárias, viagens, cursos, eventos e aquisição de bens permanentes; suspensão de reajustes contratuais que gerem aumento de despesa; proibição de novas locações de imóveis com recursos do Tesouro Municipal; congelamento de 20% das dotações orçamentárias não comprometidas; suspensão de novos investimentos, salvo os já iniciados ou vinculados a convênios; e a restrição do uso da frota municipal nos fins de semana e feriados, exceto em casos imprescindíveis.

No que se refere a despesas com pessoal, o decreto suspende pagamento de horas extras (com exceção de serviços essenciais), concessão de vantagens ou gratificações, criação de cargos e novas contratações, salvo reposições legais ou previamente autorizadas.

imagem: reprodução/DC Mais

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.