Sanepar e Prefeitura de Telêmaco Borba inauguram Jardins de Água e Mel
Projeto promovido em escolas municipais incentiva a criação de abelhas nativas sem ferrão e promove a sustentabilidade ambiental
Da Assessoria
Telêmaco Borba – Nesta quarta-feira (14), foram inaugurados dois Jardins de Água e Mel em Telêmaco Borba. As Escola Municipal Professora Maria Emília Steiger, na Vila Santa Rita, e a Escola Municipal Regente Feijó, na Vila Ana Mary, foram beneficiadas com a entrega dos Jardins. As cerimônias tiveram a participação de autoridades municipais, equipe da Sanepar e da comunidade escolar. Ao todo, os espaços vão atender 368 alunos matriculados nas duas escolas.
Os Jardins de Água e Mel são um dos projetos de educação socioambiental realizados pela Sanepar em paralelo à execução de obras de saneamento. A construção destes Jardins visa incentivar a comunidade escolar na percepção da relação do homem com a natureza. “O Jardim de Água e Mel funciona como um espaço de educação socioambiental, e tem como objetivo incentivar a cultura de sustentabilidade. Os professores poderão utilizar os Jardins como ferramenta de apoio ao conteúdo educacional ligado aos temas de biodiversidade, polinização, segurança alimentar e principalmente dos cuidados com a água”, detalha a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes.
Os Jardins são formados por colmeias de abelhas sem ferrão, de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, além de deck, bancos e plantas. Alunos e professores foram orientados sobre a manutenção do espaço e o manejo das colmeias, para que tudo funcione adequadamente.
Por meio do processo de polinização, as abelhas desempenham um papel fundamental para a vida na terra, inclusive contribuindo para a preservação dos recursos hídricos ao auxiliarem na formação e na manutenção das matas ciliares.
Somente em 2024, a Sanepar instalou 53 Jardins de Água e Mel em diferentes municípios. Desde o início do projeto, em 2021, já foram entregues cerca de 90 Jardins em todo o Paraná.
Obras
Em Telêmaco Borba, o Programa de Fortalecimento Comunitário para a Gestão do Saneamento, que inclui o Jardim de Água e Mel, cursos e oficinas com a comunidade, acompanha a realização das obras no sistema de esgotamento sanitário, que envolve a instalação de uma estação elevatória e a ampliação da rede coletora de esgoto, para atender mais 590 imóveis. O investimento da Sanepar é de R$ 6,9 milhões.