Recuperação ambiental e novo parque, Cercado se prepara para ser grande atrativo turístico
Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado visa transformar a região em polo de ecoturismo e preservação.
Emerson Teixeira*
Palmeira – A localidade do Cercado, em Palmeira, está prestes a se transformar em um novo polo de ecoturismo e preservação ambiental. Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Palmeira e o Governo do Estado, a região, que já é conhecida por suas belezas naturais, receberá um parque estadual, com foco na recuperação de áreas degradadas e na valorização de seus atrativos. A ação visa impulsionar o turismo sustentável e a economia local, aproveitando a localização estratégica entre o Parque Vila Velha e São Luiz do Purunã.
Na última quarta-feira (23), autoridades locais e estaduais realizaram um levantamento das áreas, marcando o início oficial do projeto. Estiveram presentes o prefeito Altamir Sanson, o vice-prefeito José Ailton Vasco, o secretário de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Comunicação, Fritz Kliewer, o secretário de Desenvolvimento Rural, Geraldo Vasco, e Juarez Baskoski, chefe regional do Instituto Água e Terra (IAT).
“Um grande dia para a comunidade do Cercado, onde a gente está fazendo uma parceria junto com o governo do estado. Fazer o reconhecimento da área, o IAT vai retomar essas áreas, regularizar as áreas que estão em ordem. Como secretário do Turismo e do Meio Ambiente, é o momento que eu pedi e fizemos essa parceria com o IAT e com o Governo do Estado junto com a Prefeitura”, destacou Fritz Kliewer, secretário municipal de Turismo.
O chefe regional do IAT, Juarez Baskoski, reforçou a importância da colaboração: “O trabalho de hoje é uma parceria grande que nós estamos iniciando com o município de Palmeira, em especial aqui com o nosso prefeito Altamir e toda a sua equipe. Estamos entrando para retomar a área, fazer uma vistoria na área e já iniciar um processo de recuperação da área e esse é o principal objetivo nosso, para que amanhã possamos fazer um termo de cooperação técnica do Estado com o município. Como ali nós temos, digamos assim, uma área estadual que vai ser decretada como um parque estadual. Fazer dela o maior atrativo aqui da região dos Campos Gerais, em especial no município de Palmeira”, explicou.
O prefeito Altamir Sanson expressou sua gratidão e otimismo com o projeto: “Em especial que eu quero aproveitar na presença do Juarez, que ele é um grande amigo, um excelente profissional, é agradecer ao governador Ratinho Junior, doutor Everton [Diretor Presidente do IAT], que é o presidente dessa instituição, que está nos acolhendo com muito carinho e nós estamos reivindicando esse projeto de turismo junto com o Fritz, e as coisas estão caminhando bem, graças a esse apoio. E quando se tem um bom relacionamento, com a equipe de Ponta Grossa, toda a equipe, toda a equipe do governador, as coisas caminham com muita facilidade”, frisou o prefeito.
Parte da área destinada ao parque é de propriedade do Governo do Estado e a ideia é que se torne um parque estadual, preservando e valorizando os atrativos naturais já existentes, como cavernas, furnas, cachoeiras e trilhas. A implantação de um posto avançado do IAT no local garantirá a preservação e o bom uso da área.
O Cercado já é um destino popular para turistas, que anualmente lotam as pousadas da região para desfrutar das trilhas guiadas por profissionais da iniciativa privada. A recuperação da estrada de acesso à localidade pela Prefeitura de Palmeira, que há anos estava deteriorada, foi um passo fundamental para o desenvolvimento do turismo de natureza na região.
Entre os principais atrativos naturais do Cercado, destacam-se:
Gruta do Cercado: Com duas entradas, uma delas exigindo que o visitante se arraste por cerca de 2 metros para acessar um salão com espeleotemas, e outra com descida quase vertical. O segundo salão da segunda caverna abriga uma cachoeira de águas límpidas, e a abertura da caverna oferece um espetáculo de luz e cores.
Cachoeira do Lajeado ou Cachoeira do Paredão: Banhada pelo Rio Tibagi, possui acesso por uma trilha de aproximadamente 750 metros, formando uma piscina natural de cerca de 1 metro de profundidade.
Cachoeira Fantasma: Acessível após a travessia de uma propriedade particular e uma trilha íngreme de 5 quilômetros, revela uma cachoeira alta com uma piscina funda e água gelada.
Mirante do Índio: Uma propriedade privada com um mirante natural de pedra que forma o rosto de um índio, oferecendo uma vista panorâmica de um vale com mais de 100 metros de altura.
Afloramentos Rochosos do Cercado: Parte da escarpa devoniana, margeiam a estrada que leva ao mirante e às cavernas, proporcionando uma visão panorâmica da bela paisagem local.
*Com Assessoria