Raça Holandesa Preta e Branca é a Campeã Suprema das Raças do Agroleite 2025

0 67

Da Assessoria

Castro – O encerramento dos julgamentos de pista do Agroleite 2025, na noite de sexta-feira, 08 de agosto, coroou a excelência genética e o trabalho dedicado de produtores de diferentes regiões. A Campeã Suprema das Raças foi a vaca da raça holandesa Preta e Branca, FINI BLIZZARD HERINGA 21244, de Reynold Groenwold, de Castro (PR), cooperado da Castrolanda. A vaca garantiu seu nome na Calçada da Fama do Castrolanda Expo Center, eternizando seu feito na história da exposição. O título de Suprema das Raças é disputado pela raça holandesa nas duas variedades, Preta e Branca e Vermelha e Branca, e Jersey.

FINI BLIZZARD HERINGA 21244 disputou o título juntamente com o animal NANDA CELEBRITY AVISTOSO, da raça Jersey, do expositor Carlos Jacob Wallauer, e com a vaca CONSTENTATION LOLITA SWINGMAN, raça Vermelha e Branca, do expositor João Cornélio Los.

“Eu não sei nem explicar. É um sentimento muito grande, a gente se emociona com tudo que faz. Hoje fomos abençoados. É muita alegria e gratidão por conseguir esse feito. Agora vamos chegar na estrela da Calçada da Fama do Agroleite. Estou muito marcado pelos resultados e pela grandeza do evento. Agradeço a todos da Castrolanda, aos comitês, diretores e produtores. E lembro também da nossa querida Leila, que está olhando por nós lá de cima”, declarou Reynold, que estava bastante emocionado.

Grande Campeonato P&B 

No Grande Campeonato da Raça Holandesa Preta e Branca, a Campeã Suprema das Raças havia disputado o título com a vaca FINI PIMBALL MAAIKE 22710, também de Reynold Groenwold, que ficou com o título de Reservada e com o animal BUR JR. SIDEKICK WILHELMINA 4105, de Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer, de Castro (PR), que ficou como a Terceira Melhor Fêmea da exposição.

Já o título de Melhor Expositor, Criador e Afixo também foi para Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer.

Vaca do Futuro 

Na disputa da Vaca do Futuro, que reúne as campeãs fêmeas jovens das raças Holandesa Vermelha e Branca, Holandesa Preta e Branca e Jersey, a vencedora foi H.F.K. EMILY 218, de Henri Martinus Kool, da raça Holandesa Vermelha e Branca.

Torneio Leiteiro

Neste ano, a celebração da média conquistada nas ordenhas do Torneio Leiteiro ganhou um novo formato: em vez do tradicional banho de leite, a Castrolanda fará a doação de leite UHT para entidades escolhidas pelos vencedores, com o dobro do volume coletado na média das ordenhas.

Na Categoria Maior Produção Vaca Jovem, a campeã foi FINI ALPHABET MAAIKE 23368, de Hans Jan Groenwold, com produção de 73,71 kg de leite por dia. A Reservada foi FINI HOLDON SIENTJE 23304, também de Hans Jan Groenwold, com 73,07 kg/dia.

Na Categoria Maior Produção Vaca Adulta, o título ficou com ARM ADA PURSUIT 897, de Armando Rabbers, com impressionantes 99,9 kg de leite por dia.

Clube de Bezerras 

A participação das novas gerações de criadores também marcou o evento. No Clube de Bezerras, as crianças e jovens competiram em três categorias:

Mirim

1º Miguel do Nascimento Machado (PlayStation 5)

2º Maria Clara da Silva de Souza (Patinete elétrico)

3º João Miguel Los (Hoverboard)

Júnior

1º Davi Luiz do Nascimento Machado

2º Gustavo Henrique da Silva de Souza

3º Daniel Francisco Los

Sênior

1º Pedro Henrique Moreira

2º Marcos Renan Ribeiro dos Santos

3º José Eduardo Rosa Bueno

Impressões dos juízes 

O norte-americano Ryan Krohlow, responsável pelo julgamento da raça Jersey, da Vaca do Futuro e da Suprema do Agroleite, destacou que a vaca vencedora da Jersey “é um animal maduro, com seis crias, altura, sistema mamário de excelência e costelas abertas, características que a tornariam competitiva em exposições da América do Norte, Europa e Austrália”.

Já o canadense James David Black, que julgou a raça Holandesa Preta e Branca, o Jovem Expositor, a Fraldinha, o Clube de Bezerras, a Copa dos Apresentadores, a Vaca do Futuro e a Suprema, considerou o Agroleite 2025 “uma das melhores exposições que já teve a oportunidade de avaliar, com altíssimo nível de competitividade”. Ele ressaltou que a grande campeã “é exatamente o tipo de vaca que representa tudo o que se busca na pista” e elogiou a evolução genética observada desde que esteve no evento pela primeira vez, em 2016.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.