Projeto contemplado em edital do Estado leva arte circense a APAEs do Interior do Paraná
O projeto do grupo Trupe do Palhaço Picolé apresenta uma proposta acessível, lúdica e interativa.
AEN
Curitiba – O grupo artístico Trupe do Palhaço Picolé promove, até 22 de setembro, apresentações circenses e oficinas de circo em Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) em todo o Paraná. Sob execução de edital estadual, o projeto apresenta uma proposta acessível, lúdica e interativa. O objetivo é democratizar o acesso à arte e à cultura por meio do universo encantador do circo, levando momentos de alegria e encantamento diretamente às instituições que atendem pessoas com deficiência.
O projeto integra o conjunto de ações viabilizadas pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que tem garantido a realização de atividades culturais em todas as regiões do Estado. A iniciativa é realizada por meio do Edital Fomento – Multiartes, da Secretaria de Estado da Cultura, e todas as atividades são oferecidas gratuitamente.
A turnê da Trupe do Palhaço Picolé passará por 11 municípios do Estado. Em cada cidade, a população atendida pelas APAEs participa de dois espetáculos da trupe e também de oficinas que apresentam os fundamentos do fazer circense — como equilíbrio, malabares, acrobacias e, claro, a palhaçaria — de forma adaptada e inclusiva.
“Este edital representa um marco no fortalecimento das políticas públicas culturais no Estado, especialmente por sua capacidade de promover o acesso democrático à cultura, estimular a diversidade de expressões artísticas e descentralizar os investimentos culturais.”, diz Laura Haddad, diretora de Apoio, Incentivo e Fomento à cultura.
“O projeto da Trupe do Palhaço Picolé certamente estimulará o sentimento de pertencimento dessas pessoas, gerando um ótimo impacto simbólico, promovendo o diálogo, a reflexão e o acesso a novas experiências sensíveis e estéticas”, completou ela.
“Acreditamos que o circo é uma poderosa ferramenta de transformação social. Por isso, levamos a arte onde o acesso muitas vezes não chega, transmitindo inclusão, respeito e, acima de tudo, alegria”, afirma Robert Salgueiro, que dá vida ao Palhaço Picolé e idealizador do projeto.
Cidades
Totalizando 11 cidades contempladas pelo projeto, nos próximos dias a Trupe do Palhaço Picolé passará pelos seguintes municípios: Prudentópolis (dia 16), Reserva (17), Imbituva (18), Palmeira (19) e Arapoti (22).
Palhaço Picolé
Com mais de 10 anos de trajetória, a Trupe do Palhaço Picolé é reconhecida por sua atuação em projetos socioculturais que utilizam a linguagem do circo para promover cidadania, inclusão e bem-estar. Os espetáculos combinam humor, improviso e técnicas circenses tradicionais, encantando públicos de todas as idades.