Produtos e serviços turísticos dos Campos Gerais podem participar de iniciativas promocionais do Estado
*Empresas e prestadores de serviços que atuam no ramo podem se inscrever até o dia 24 de março. Materiais serão produzidos pela secretaria estadual do Turismo
Da Assessoria
Ponta Grossa – Produtos, serviços e destinos turísticos da região dos Campos Gerais e de todo o Paraná podem estar em mapas, folders, cartilhas e outros materiais promocionais do Estado, distribuídos em eventos ligados ao setor. Os materiais serão produzidos pela Secretaria estadual do Turismo (Setu-PR), que abriu um novo edital para seleção no mês de fevereiro. As inscrições ficam abertas até o dia 24 de março. Para mais informações e acesso ao formulário clique aqui.
O objetivo é fomentar a divulgação de empresas e prestadores de serviços, devidamente registrados, ampliando o acesso do público a informações qualificadas. Participar do edital é, também, uma chance de levar o nome e a marca dos empreendimentos para diversas feiras paranaenses, nacionais e internacionais. Em 2024, o Estado esteve presente com estandes da Setu-PR e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor – em aproximadamente 300 eventos turísticos ao longo do ano.
A presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, exaltou a importância da iniciativa, em especial para as cidades que compõem a região. “As nossas cidades possuem uma imensa diversidade turística. Acredito que ações como essa são fundamentais para que esse segmento tão importante para a economia regional ganhe ainda mais força. Além disso, o Governo do Estado mostra, mais uma vez, a intenção de apoiar o setor, que é uma verdadeira ‘indústria sem chaminé’. Reforço o convite a todos aqueles que atuam no ramo para participar”, disse.
Fomento ao setor
Direcionado a empreendimentos com atividade econômica ligada ao setor, o edital abrange restaurantes, hotéis e transportadoras turísticas, organizadores de eventos e agências de turismo. Para o secretário do Turismo, Márcio Nunes, a iniciativa contribui também para o desenvolvimento econômico de muitas regiões. “Por meio deste edital, fortalecemos a imagem dos destinos paranaenses dentro do mercado turístico. O setor é puxado pela iniciativa privada, por isso a importância de incentivar a qualificação e manter esse diálogo”, afirma.
Processo de seleção
Atendendo aos requisitos, os selecionados terão a oportunidade de integrar materiais coletivos de divulgação turística do Estado, como mapas, folders e banners, tanto impressos quanto digitais, que serão compilados de forma estratégica e sem promoção individualizada.
Os empreendimentos interessados devem exercer atividades econômicas vinculadas à cadeia produtiva do turismo, além de estarem devidamente registrados no Cadastur – sistema do Ministério do Turismo que organiza o setor. “Divulgar serviços qualificados contribui para o desenvolvimento socioeconômico das regiões paranaenses, aumentando o fluxo de turistas, gerando emprego, renda, estrutura e maior qualidade de vida à população”, acrescentou o secretário.
Podem participar profissionais, empresas, produtos e serviços turísticos, com sede no Paraná, das seguintes categorias:
• Meios de hospedagem
• Agências de turismo
• Transportadoras turísticas
• Organizadoras de eventos
• Parques temáticos, parques aquáticos, parques de diversões, atrações e empreendimentos turísticos dotados de equipamentos de entretenimento e lazer
• Acampamentos turísticos
• Restaurantes, cafeterias, bares e similares
• Centros ou locais destinados a convenções e/ou a feiras e a exposições e similares
• Parques naturais, parques urbanos e espaços destinados ao bem-estar animal que tenham visitação pública
• Marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva
• Casas de espetáculos e equipamentos de animação turística
• Locadoras de veículos para turistas
• Produtores rurais ou agricultores familiares, desde que prestem serviços turísticos.
*Com AEN