Prefeitura publica decreto que flexibiliza o uso de máscaras em ambientes internos

Prefeitura publica decreto que flexibiliza o uso de máscaras em ambientes internos

Emerson Teixeira
Especial P1 News

Carambeí – Não teve vídeo da Chefe do Executivo tirando a máscara como ocorreu com o governador Ratinho Junior e com a prefeita de Ponta Grossa, Elisabeth Schimidt, mas teve decreto municipal assinado pela prefeita Elisangela Pedroso, e publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (29) que segue o decreto estadual e flexibiliza o uso de máscaras em ambientes fechados.


Após dois anos de pandemia o esperado dia de deixar o acessório tão essencial em outros tempos chegou. Muitos comemoram a flexibilização, outros veem com cautela, mas é consenso entre a maioria o sentimento de esperança que os dias de incertezas estão ficando para trás, de cenas de homens trajados de equipamentos de segurança dos pés a cabeça para realizar a desinfecção de locais públicos como realizado em 2020 pela prefeitura da cidade ou de falta de leitos de UTI para pacientes de casos graves da Covid-19. A sensação é de início do fim da pandemia.

Máscara, álcool gel, medição de temperaturas e desinfeção de ambientes, cenas que ficarão na memória da população nos pós COVID. Foto: Arquivo/Renan Areias


O motorista profissional, Anderson Szabo, comemorou o fim da obrigatoriedade, “hoje chegou o grande dia, claro respeitando a todos que continuarão usando a máscara, hoje, graças a Deus, não é mais obrigado, tanto em locais abertos quanto fechados, estamos nos livrando dessa doença que levou tantos amigos, tantas pessoas, a cura está muito próxima, respeito todos que continuam usando, mas é um dia para ser comemorado”, celebra.


A decisão foi anunciada pelo governador Ratinho Junior e seguida pelos prefeitos após uma semana da liberação do uso de máscara em locais abertos. O cenário em Carambeí é de estabilidade e segundo dados da Vigilância em Saúde, na última semana epidemiológica, que compreende o período entre 20 e 26 de março, o registro foi de 21 pacientes positivados para Covid-19.

Vacinação

O município segue com a imunização da população nesta quarta-feira (30), com a aplicação da terceira dose para adultos vacinados com a segunda dose a mais de quatro meses. No período da manhã, das 8h30 às 12 horas, estão disponíveis 100 doses para pacientes que optarem pelo agendamento via aplicativo e 50 senhas distribuídas no local.

Após o almoço, a partir das 13 hors até as 16 horas são 70 doses via agendamento e 30 através da distribuição de senhas. O local de vacinação é o Ginásio Art Jan de Geus.

Segundo balanço divulgado pela prefeitura, que consideram dados até 15 de março, já foram imunizados com a primeira dose 87,4% da população, segunda dose 75,1%, terceira dose mais reforço Janssen 42,9% de imunizados.

Aplicativo

O aplicativo ‘Vacina Card’, para realizar o agendamento da vacinação, está disponível para download nas lojas de aplicativos da Play Store (Android) e App Store (IOS).

Fotos: Arquivo/Renan Areias

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!