Prefeitura promove roda de conversa sobre saúde mental e valorização da vida
Iniciativa fortalece vínculos e amplia o acesso a informações sobre prevenção e cuidado
Da Assessoria
Piraí do Sul – Com o objetivo de fortalecer vínculos, acolher e abrir espaço para o diálogo, a Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul realizou na tarde do dia 23 de setembro, uma programação especial na UBS Central Marcos Daniel, em alusão ao “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental.
A atividade reuniu a comunidade em uma roda de conversa que abordou os temas “Saúde mental: corpo e alma” e “Notificação de violência: um ato de cuidado”. O encontro contou com a condução da psicóloga Claillene Ramos Paez e o apoio da equipe de Vigilância em Saúde, em um momento marcado pela troca de experiências e pela escuta atenta dos pacientes em acompanhamento.
O evento foi um espaço de proximidade e diálogo, oferecendo informações, orientações e a possibilidade de ampliar o acesso aos cuidados em saúde preventiva e mental.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Júlio Sandrini, a iniciativa integra um conjunto de ações concretas da Prefeitura voltadas ao cuidado com a saúde mental. “As ações têm o objetivo de aproximar, cada vez mais, a população dos serviços de cuidado integral. Ao criar espaços de escuta e cuidado, reafirmamos nosso compromisso em valorizar vidas e oferecer caminhos de acolhimento e esperança”.
A programação reflete o compromisso do município em garantir que a população tenha acesso aos serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), fortalecendo a rede de apoio e de promoção da vida.