Da assessoria
Palmeira – Moradores de 17 comunidades rurais estiveram reunidos, nesta semana, com a equipe do Departamento de Agricultura e Pecuária, no auditório da Prefeitura, para tratar do abastecimento de água tratada em suas localidades. A reunião contou com a participação de técnicos da Sanepar quer explicaram como funciona o programa de saneamento rural desenvolvido por aquela empresa.
Thiago Marcondes, Gestor de Projetos de Saneamento da Área Rural, da Sanepar, explicou que se trata de um trabalho em parceria com as prefeituras que fornecem a fonte de água (poço), os testes de qualidade da água e a mão de obra para toda a obra de distribuição. A Sanepar faz os levantamentos necessários, o projeto e a assessoria técnica.
As comunidades que já contam com a fonte de água se encaixam nas exigências do Programa. As demais, também poderão ser beneficiadas, mas, para isso, a Prefeitura deverá providenciar que seja cavado o poço, faça os testes de qualidade da água e forneça o reservatório da água para posterior distribuição aos moradores.

Marcondes explicou, ainda, que nesse programa a Sanepar não faz a cobrança da tarifa, por isso, é necessário que a comunidade tenha uma associação já organizada para realizar esse trabalho. Um dos moradores da comunidade Rincão do Cocho, contou que lá o sistema está implantado atendendo mais de 40 famílias com a medição do consumo, a cobrança e o pagamento via pix para a Associação. “Nossa comunidade é uma prova de que o sistema funciona, basta a comunidade estar organizada e fazer tudo conforme determinado pelo manual do programa”, disse ele.
A Diretora do Departamento de Agricultura e Pecuária, Rosilaine Barausse explicou que o convênio estabelecido com a Sanepar prevê que o município terá tubulação suficiente para atender a toda a demanda, independentemente da quantidade de comunidades e residências a serem beneficiadas.
Ela comentou que “a partir de agora, cada caso será analisado individualmente e, junto com a equipe da Sanepar, vamos agilizar todo o processo para que possamos dar início aos trabalhos o mais rapidamente”, finalizou.
Para isso, está agendada uma reunião entre as equipes da Prefeitura e da Sanepar para a próxima semana quando se dará início à avaliação das situações verificadas nas comunidades para o planejamento das obras.