Da Redação
Ponta Grossa – A prefeita Elizabeth Schmidt oficializou, por meio do Decreto nº 25.435/2025, a criação da Área de Proteção Ambiental Municipal de Olarias (APA de Olarias), localizada na bacia do arroio de mesmo nome. A medida, publicada na edição de sexta-feira (11) do Diário Oficial, visa proteger a biodiversidade local, organizar o uso do solo e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais na região.
A nova unidade de conservação em Ponta Grossa é classificada como de uso sustentável, conforme estabelece a Lei Federal nº 9.985/2000, e permitirá atividades compatíveis com a preservação ambiental, como turismo ecológico, educação ambiental, pesquisa científica e recuperação de áreas degradadas.
Entre os principais objetivos da APA de Olarias estão a proteção dos mananciais e da rede hidrográfica; a conservação da fauna, flora e demais recursos naturais; e ordenamento do uso do solo e o incentivo à participação das comunidades locais.
A delimitação da área foi realizada com base em estudo técnico elaborado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no documento intitulado Mosaico de Unidades de Conservação e Corredores Ecológicos. O plano de manejo da APA deverá ser elaborado no prazo de até dois anos, com ampla participação pública.
A gestão da unidade ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que poderá firmar parcerias com instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil para garantir a efetiva implementação da APA.