Da Assessoria
Tibagi – A Prefeitura de Tibagi, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, faz um apelo urgente à população e às clínicas do município para que realizem o descarte correto de materiais biológicos, como agulhas e perfurocortantes. A medida visa proteger os colaboradores da Associação de Reciclagem de Tibagi (ACAMART), que já registrou quatro acidentes provocados pelo descarte inadequado.
Cristiane do Prado, gerente de Vigilância Sanitária, explica que materiais como agulhas, scalp e resíduos biológicos vêm sendo encontrados no lixo comum da ACAMART. “Está acontecendo o descarte irregular tanto de usuários de insulina quanto de empresas privadas, como clínicas odontológicas, estéticas e veterinárias. Esse tipo de resíduo oferece um risco enorme e já provocou quatro acidentes com colaboradores da associação”, alerta.
A Vigilância Sanitária reforça que pessoas que utilizam insulina devem devolver as agulhas usadas à farmácia municipal, que realiza o descarte seguro. Já empresas privadas são responsáveis por contratar empresas especializadas para coleta regular dos resíduos a cada 15 dias, evitando riscos à saúde pública e ao meio ambiente.
A Prefeitura de Tibagi pede a colaboração de todos para cumprir as normas e garantir a segurança dos trabalhadores e da população. Quem desrespeitar as orientações estará sujeito a penalidades legais.