Prefeita Elisangela inaugura CREAS ao lado da secretária Leandre
*Centro representa um avanço na estrutura de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade em Carambeí
Sandro Adriano Carrilho*
Carambeí – Trinta e sete dias após assumir o seu segundo mandato como prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso inaugura a segunda obra em 2025. Foi na sexta-feira (7), em cerimônia realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com a presença da deputada federal e secretária de Estado da Mulher, Igualdade Social e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. Inclusive, partiu de Leandre a destinação da emenda para a construção do prédio, localizado da Rua das Violetas, 353, no bairro Jardim Novo Horizonte.
Para o representante da Caixa, Alain Bottega, responsável pelos recursos para a construção do prédio orçado em R$ 822 mil, “a missão da Caixa é transformar pessoas. Não é nada fácil uma obra assim, mas quando a gente se une, coopera, a gente vê que dá certo. Que esse centro sirva para o seu propósito”.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Eclaiton Bueno, “o dia é de alegria e de agradecimentos, e falamos de um local para cidadãos, e famílias. Parabenizo a prefeita Elisangela Pedroso que correu atrás do recurso, todo o pessoal envolvido, a secretária Johanna Macedo Nogueira, a qual tenho admiração pelo seu trabalho. São 29 anos de município, e agora contam com sede própria”.
A promotora de Justiça, Ana Cristina Pivotto Oliveira de Almeida, destacou a importância de se pensar e cuidar dessas pessoas, estabelecer um vínculo. “Quero parabenizar a todos que se envolveram nessa obra, a Caixa, a junção de todas essas forças, e pelo MP fico à disposição”.

Secretária Leandre começou a sua fala elogiando a prefeita Elisangela, a chamando de ‘farol das mulheres’. “Tenho certeza de que as meninas e mulheres terão você como referência”. Na sequência, após se dirigir a secretária de Assistência Social, Johanna Macedo Nogueira, que está à frente do CREAS, fez um breve resumo de sua carreira até chegar ao seu terceiro mandato como deputada federal. Parabenizou o presidente da Câmara, a promotora de Justiça, o representante da Caixa e o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “O Paraná é o estado que mais cresce. O governador não vence lançar tanta coisa boa”.
Ao falar do CREAS em Carambeí, Leandre afirmou que a obra está muito bem feita. “Como cidadã eu não gostaria de inaugurar essa obra. Infelizmente as pessoas que vem aqui é porque estão fragilizadas, vítimas de todo tipo de violência. Essa obra se faz necessária porque ainda no século 21 as crianças estão sendo violentadas, mulheres na violência, idosos abandonados. Esse é o meu espaço de luta. Trabalho para mudar as histórias de vida, e fico feliz de estar aqui e ver que não é só uma obra, pois aqui tem zelo, cuidado. Elisangela equipou mais que móveis, instituiu uma equipe, e isso não é gasto, e sim investimentos. Você prefeita merece minha admiração. Saiba que nós estamos caminhando lado a lado e enfrentando todos os lados da violência”, destacou a secretária.
Para o vice-prefeito Octávio de Azevedo Costa Filho, “não se faz política sem ajudar as pessoas. Quem não conhece o excluído, mulher, criança, idoso, não sabe a importância dessa obra. Eles têm que ter o seu espaço e um local para onde bater. Esse trabalho mostra que Carambeí desenvolve para todas as direções”.

Por sua vez, a prefeita Elisangela Pedroso agradeceu a todos que contribuíram para que essa obra acontecesse, a Caixa, o Ministério Público, e a secretária Leandre “que faz política, silenciosa quando envolve a criança, a mulher e o idoso”. E mais, “se fosse para fazer do mesmo, eu não estaria aqui. Entrei na política para fazer a diferença. Hoje é um marco a inauguração desse centro e momento de alegria poder entregar essa obra. Eu vi a maneira deles trabalharem, a força que esses profissionais tem em trabsformar o CREAS em uma realidade, fica aqui o meu respeito”. A prefeita também agradeceu a secretária “por esse olhar diferente em cuidar dessas pessoas”.
Após as falas, foi descerrada a placa inaugural do CREAS de Carambeí.
Secretária Johanna destaca importância do novo CREAS em Carambeí
A inauguração do novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em Carambeí representa um avanço na estrutura de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade no município. Em entrevista ao Página Um News, a secretária municipal de Assistência Social, Johanna Macedo Nogueira, destacou o impacto positivo da nova estrutura para a população.
“É um local adequado para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, de abandono, negligência, violência física, sexual, criança, adolescente, idoso, pessoa com deficiência. É uma demanda muito grande. Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, idosos em situação de risco. O município hoje tem mais de cem casos de famílias em acompanhamento, que são atendidos nesse espaço”, afirmou Johanna.

Com a nova sede, cada profissional conta com uma sala individualizada, garantindo mais privacidade e qualidade no atendimento. Além disso, a equipe de referência é completa, incluindo um advogado, algo um pouco comum no CREAS do Paraná.
A secretária também ressaltou os resultados positivos do trabalho desenvolvido. “Os resultados são vivenciados no dia a dia, nos casos encaminhados pelo Conselho Tutelar em medida de proteção, e quando conseguimos desligar famílias do acompanhamento porque superaram suas dificuldades. Isso também reflete na baixa demanda da nossa Casa Lar, que ficou sem acolhimento por boa parte do último ano, retornando apenas em janeiro com o acolhimento de quatro irmãos”, explicou.
A estruturação do CREAS em Carambeí começou em 2014, com espaços alugados e adaptados. Agora, com a própria sede e a recomposição das equipes, a expectativa é ampliar o atendimento e iniciar novos grupos de trabalho no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEF). “Hoje temos espaço, temos equipe e ainda temos muito a contribuir para o município”, concluiu a secretária.
*Com Redação