PR-151 entre Castro e Piraí do Sul receberá novas balanças de pesagem em movimento
EPR Litoral Pioneiro instala cinco pontos estratégicos com tecnologia HS-WIM para aumentar segurança e eficiência nas rodovias
Da Redação
Castro – As rodovias sob concessão da EPR Litoral Pioneiro terão uma nova forma de fiscalizar o peso de veículos pesados. Serão instalados cinco pontos de pesagem dinâmica com o sistema HS-WIM (High Speed Weigh-in-Motion), que permite medir cargas em alta velocidade sem necessidade de desvios ou paradas, tornando o tráfego mais seguro e eficiente. Entre os locais de destaque, estão os pontos na PR-151, próximos ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, entre Castro e Piraí do Sul.
Segundo Marcos Moreira, diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, “esta é mais uma importante tecnologia empregada em prol da eficiência e da sustentabilidade das rodovias. Além da agilidade na pesagem, as balanças também têm impacto direto na segurança dos motoristas, uma vez que os caminhões flagrados acima do peso serão identificados e estarão sujeitos a multa pela ANTT, sendo impedidos de circular até que regularizem a carga”.
As novas balanças serão instaladas em trechos estratégicos das rodovias BR-277, BR-369 e PR-151, com sensores instalados tanto nos pórticos quanto no pavimento, permitindo que os caminhões sejam pesados durante o trajeto. Confira os pontos de instalação:
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BR-277: km 18,510 – sentido Curitiba / km 62,300 – sentido Paranaguá 
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BR-369: km 10+200 – ambos os sentidos 
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PR-151: km 263,170 – sentido Sengés / km 263+300 – sentido Ponta Grossa 
As balanças contam com duas estruturas de 5,5 metros de altura, sendo o primeiro pórtico destinado a indicar o tamanho máximo dos caminhões, evitando danos à estrutura principal. Além disso, equipes da concessionária reforçam o pavimento nos trechos de instalação, e durante o serviço uma faixa da rodovia será temporariamente interditada, com interdição total de faixa apenas no km 62,300 da BR-277, sentido Paranaguá, para reciclagem do pavimento.
O excesso de peso em veículos é apontado pelas autoridades como um dos fatores que mais contribuem para acidentes em rodovias, especialmente em trechos de serra. “Outro fator que também é impactado por caminhões acima do peso é o pavimento, que sofre maior desgaste sem fiscalização. Com essas cinco novas estruturas, as rodovias administradas pela EPR Litoral Pioneiro estarão bem cobertas, evitando que veículos deteriorem as pistas e garantindo mais segurança a todos”, acrescenta Moreira.
A tecnologia HS-WIM foi homologada pela ANTT, com apoio do Contran e do Inmetro, garantindo a legalidade das autuações realizadas pelas balanças. A iniciativa integra o projeto Conexão Litoral, que transforma a rodovia entre Curitiba e Paranaguá no primeiro corredor logístico sustentável do Brasil, com foco em inovação, sustentabilidade e modernização da infraestrutura viária.
Para informações adicionais ou em caso de emergência, a concessionária disponibiliza o telefone 0800 277 0153 e reforça que os motoristas respeitem a sinalização empregada nos trechos em obras.
 
			