Ponta Grossa recebe 1ª Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável

Evento organizado pelo Escritório Regional do Instituto Água e Terra busca debater políticas ambientais e estratégias de sustentabilidade na região dos Campos Gerais.

0 9

AEN

Ponta Grossa – O Instituto Água e Terra (IAT), por meio do escritório regional de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, promove a partir desta quarta-feira (1º) a 1ª Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável – Aliança Campos Gerais. O evento ocorre na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e tem como objetivo reunir representantes de municípios, empreendedores, instituições e sociedade civil para debater políticas ambientais e estratégias de desenvolvimento sustentável para a região.

A cerimônia de abertura é às 9 horas. O congresso termina na sexta-feira (03) com um plantio simbólico de mudas de espécies nativas no Lago de Olarias.

“Essa conferência regional busca formar uma aliança entre os municípios dos Campos Gerais, fazer com que a informação chegue de maneira claro e uniforme para todos os integrantes ligados ao meio ambiente. Mapeamos as principais dificuldades que empreendedores, municípios e a sociedade têm e vamos entregar as respostas, orientar da melhorar maneira possível para que atividades como licenciamento ambiental ou autorização ambiental não sejam mais um problema na região”, explicou o chefe do escritório regional do IAT em Ponta Grossa, Matheus Lopes Demito.

A atividade de quarta-feira será voltada para palestras e oficinas sobre temas como licenciamento ambiental, ICMS Ecológico, fiscalização e regularização fundiária. O público-alvo inclui prefeitos, secretários de Meio Ambiente, equipes técnicas e cidadãos interessados na gestão ambiental local.

Na quinta-feira (02) a conferência tem como alvo empreendedores, desde o pequeno comércio até grandes indústrias. Estão previstas discussões sobre licenciamento para diferentes atividades, novidades na legislação ambiental, atendimento a condicionantes e mineração. Também haverá um plantão técnico do IAT para esclarecimento de dúvidas.

Já no terceiro dia, o evento será integralmente no Lago de Olarias, também em Ponta Grossa, com atividades voltadas à educação ambiental. Estão previstas oficinas, roda de conversa para elaboração de um plano de ação regional e atividades de distribuição e plantio de mudas nativas, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta quarta-feira, por este link.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.