Da Redação
Ponta Grossa- A regional de Ponta Grossa do Corpo de Bombeiros do Paraná terá mudanças importantes na liderança da corporação. O coronel Carlos Alberto de Oliveira vai assumir o comando do recém-criado 5º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), conforme oficializado em decreto publicado na quinta-feira (24) no Diário Oficial do Paraná. A cerimônia de posse acontecerá no dia 7 de maio, às 19 horas, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).
Com a nova estrutura regional, Ponta Grossa se tornará sede administrativa de um comando que englobará o 2º Batalhão de Bombeiros (BBM), também da cidade, o 12º BBM de Guarapuava e a 6ª Companhia Independente de Irati.
A reorganização também traz mudanças internas: o atual comandante do 2º BBM, tenente-coronel Rafael Lorezentto, passará a atuar como subcomandante do 5º CRBM. Já o tenente-coronel André Lopes de Oliveira, recém-promovido, retorna à cidade para assumir o comando do 2º BBM, substituindo Lorezentto.
Inicialmente, a sede do novo comando regional será instalada provisoriamente nas dependências do 2º BBM. Posteriormente, está prevista a locação de um imóvel específico para abrigar o CRBM de forma independente, até a construção de uma sede própria.
O 2º BBM tem três unidades em Ponta Grossa- sendo os postos Central (sede), Uvaranas e Nova Rússia. Ainda, possui quartéis em Palmeira, Telêmaco Borba, Castro e Jaguariaíva. Ainda conta com unidades da Defesa Civil em Carambeí, Arapoti, Piraí do Sul, Reserva e Tibagi.
O 12º Batalhão possui unidades em Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Pitanga. A Companhia de Irati tem a sede e unidades militares em São Mateus do Sul, União da Vitória e Prudentópolis, além da Defesa Civil em Imbituva, Mallet, General Carneiro e Rebouças.