PG inicia aplicação de medicamento para prevenir bronquiolite e pneumonia em bebês

Nirsevimabe, anticorpo monoclonal, será aplicado em bebês prematuros - nascidos pelo SUS - entre setembro de 2025 e janeiro de 2026

0 11

Da Assessoria

Ponta Grossa – A partir da próxima semana, a Prefeitura de Ponta Grossa inicia a aplicação de uma medicação extra para a prevenção de infecções causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) – entre elas a bronquiolite e a pneumonia. Além da vacina, já disponível para gestantes com mais de 28 semanas de gravidez, bebês prematuros, ou seja, que nasceram com menos de 37 semanas, terão direito ao Nirsevimabe: o medicamento é um anticorpo monoclonal que passa a ser disponibilizado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para os bebês nascidos no SUS a partir de 1º de fevereiro, a medicação é aplicada na própria maternidade; no entanto, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) autorizaram a aplicação retroativa para quem nasceu entre 1º de setembro de 2025 a 31 de janeiro de 2026. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde está convocando pais e mães que têm filhos nascidos neste período para que seus bebês também possam receber o medicamento.

“Estando dentro destes critérios (o bebê ter nascido prematuro, pelo SUS e no período entre 1º de setembro de 2025 e 31 de janeiro de 2026), o pai, mãe ou responsável deve procurar uma Unidade de Saúde para confirmar seus dados e, na sequência, receber o medicamento no Centro Vacina PG”, explica Danielle Fabian, coordenadora do Programa Municipal de Imunização. Por conta das condições de armazenamento e demais especificações técnicas do Nirsevimabe, a aplicação precisa ser feita no espaço localizado na rua Augusto Ribas.

Visitas e ações de conscientização

Nos próximos dias, Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) também vão fazer contato com mães cadastradas nas Unidades e realizar visitas em residências, em um processo chamado de busca ativa. “Queremos que o maior número possível de bebês tenha acesso à medicação e, desta forma, possamos ampliar ainda mais a proteção contra doenças como a bronquiolite, por exemplo”, explica Danielle.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.