Tibagi- A Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Tibagi, sai na frente e já se organiza para a programação especial do Jubileu 2025. Em pleno domingo (12), no centro de pastoral matriz, uma reunião extraordinária envolveu representantes das capelas, conselhos e voluntários para refletir sobre a ação dos ‘missionários do Jubileu’, como vem denominando o bispo Dom Bruno Elizeu Versari a todos os que estarão na missão de visitar as casas das paróquias e comunidades da Diocese de Ponta Grossa.
Segundo o pároco, padre Loir Antônio de Oliveira, em um primeiro momento, foi estudada, detalhada a carta pastoral do bispo Dom Bruno e, em seguida, foram feitos os encaminhamentos práticos das visitas. “Tiramos dúvidas de como seriam essas visitas. Ficou acordado que, na área rural, os missionários farão um calendário para realizar as visitas, conforme a disponibilidade de tempo de cada um e conforme a presença das famílias em suas casas. Na área urbana, uma reunião acontece na próxima sexta-feira, às sete e meia da noite, para dividir o mapa da cidade e organizar as duplas ou trio de missionários. No dia 2 de fevereiro, será celebrada a missa com a bênção de envio dos missionários e a partir do dia 2, estarão acontecendo as visitas”, explica o padre.
“Todos os ‘missionários do Jubileu’ estão muito animados por entender que este momento, do Jubileu, é muito importante porque representa um período de graças, onde podemos levar as bênçãos de Deus para as casas e famílias das nossas comunidades. Também queremos fazer um despertar para que as famílias possam participar mais das atividades da Igreja. O estrago, as consequências da pandemia ainda podem ser sentidos. Algumas famílias que se isolaram da comunidade ainda não retornaram mais. Queremos levar essa palavra de esperança, de fé e de caridade para todas elas”, garante.
Visitas
A proposta é fazer organizar o mutirão de visitas missionárias em todas as famílias até a Quaresma de 2025. Na visita, os missionários levarão a capelinha com a imagem de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça; entregarão para a família visitada um presente – uma imagem da padroeira da Diocese – como um sinal que lembre a visita e o tempo de Jubileu. Ainda farão e vão entregar a oração pelo Centenário; farão um levantamento – um ‘censo paroquial’ – sobre situação da família, em relação a Catequese de adultos (Batismo, Eucaristia, Crisma e Matrimônio), convidando os casais que vivem juntos para a preparação para o Matrimônio. A preparação desses casais e dos demais adultos se dará do Tempo Pascal de 2025 até Quaresma de 2026. Na Páscoa de 2026, eles receberão os sacramentos, em um grande mutirão.