Ordenação de Dom Odair acontece hoje em Irati

0 11

Da Assessoria

Irati-Irati e toda a Diocese de Ponta Grossa alegram-se com mais uma graça de ver um de seus filhos sagrado bispo. Monsenhor Odair Miguel Gonçalves, nomeado pelo Papa Francisco, em agosto, bispo auxiliar de Porto Alegre, terá a celebração de sua ordenação nesta sexta-feira (8), às 19 horas, na matriz da Paróquia São Miguel, em Irati. A ordenação terá três bispos ordenantes. O principal será Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB. Ao seu lado estará o bispo de Ponta Grossa, Dom Sergio Arthur Brasch, como anfitrião, e Dom José Carlos Chacorowski, bispo da Diocese de Caraguatatuba (SP).

      Dia da Imaculada Conceição, celebrado no dia 8 de dezembro, invoca a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem mácula, ou seja, sem a marca do pecado original. Este dia será agora marcado também pela celebração de ordenação episcopal do novo bispo, o terceiro originário de Irati. Antes dele, Pedro Filipak que, apesar de ter nascido em Contenda (PR), veio aos cinco anos para a cidade, onde estudou e descobriu a vocação ao sacerdócio, tendo sido ordenado padre por Dom Antônio Mazzarotto, em 1945, na matriz Nossa Senhora da Luz, de Irati. Sua ordenação como bispo, no entanto, ocorreu em Jacarezinho (PR). Em junho de 2018, Mário Spaki, sacerdote iratiense teve sua ordenação como bispo de Paranavaí, na Catedral Sant’Ana, em Ponta Grossa.

      A celebração da ordenação terá transmissão em tempo real pela TV Evangelizar e uma emissora de rádio local. Em Sessão Solene, na noite do dia 14 de novembro, a Câmara de Vereadores de Irati outorgou Título de Cidadão Benemérito ao monsenhor Odair Miguel Gonsalves dos Santos. A homenagem foi proposta pelo presidente do legislativo José Ronaldo Ferreira em reconhecimento , segundo justificativa do vereador, a bela trajetória do homenageado que exerce o ministério evangélico, restaurando famílias e motivando as pessoas a terem um relacionamento com o criador. O prefeito Jorge Derbli e a vice-prefeita Ieda Waydzik marcaram presença na solenidade, além de familiares e amigos do homenageado

      As primeiras missas de monsenhor Odair serão, dia 9 de dezembro, na Capela São Pedro, no Guamirim, às 18 horas, e, dia 10, na igreja matriz São Miguel, às 9 horas, e, às 18 horas, missa pelos familiares falecidos, no Cemitério de Guamirim. 

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!