Da Redação*
Ponta Grossa – Onça-parda (suçuarana) foi localizada sem vida na manhã desta segunda-feira (18) às margens da BR-376, em Ponta Grossa. A suspeita inicial é de que o animal tenha sido atropelado na rodovia.
O caso foi divulgado pelo veterinário Robson Klimionte, do Centro de Triagem e Atendimento a Animais Silvestres dos Campos Gerais (Cetas), após acionamento feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo Klimionte, o felino foi encontrado por volta das 9 horas0, nas proximidades do Parque Estadual de Vila Velha, área de preservação ambiental. Tratava-se de uma fêmea em pleno período reprodutivo, com 25,3 quilos. A PRF ainda não informou se já identificou o veículo causador do atropelamento.
O corpo da onça ficará aos cuidados do Departamento de Zoologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde servirá de material para estudos científicos e acadêmicos.
Maus-tratos
A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa para quem praticar maus-tratos contra animais. Se o animal morrer em decorrência dos maus-tratos, a pena pode ser aumentada.