Da Assessoria
Ipiranga – O projeto “O Palhaço, a Bailarina e a Alegria de Estudar”, protagonizado por Geovana Salgueiro e Robert Salgueiro (o Palhaço Picolé), encantou as escolas rurais de Ipiranga com apresentações realizadas na semana passada. O espetáculo, que mistura teatro, música e dança, abordou temas como bullying, depressão infantil e evasão escolar, criando um ambiente de reflexão e aprendizado para as crianças e adolescentes da cidade.
As apresentações aconteceram em locais que, geralmente, não recebem eventos culturais de grande porte. A escola Anita Puglia e a quadra da Escola João Leonel foram alguns dos espaços que acolheram o espetáculo. O projeto também chegou a comunidades rurais como Lustosa, Quatis, Avencal, Canguera e Indalécio, levando arte e educação a regiões que, até então, não tinham acesso a produções culturais desse tipo.
Um dos destaques do projeto é sua acessibilidade cultural, com audiodescrição para deficientes visuais e intérpretes de Libras para deficientes auditivos, permitindo que todos os alunos, independentemente de suas limitações, tivessem acesso à experiência transformadora que o espetáculo oferece.
A ação é apoiada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e viabilizada pela Lei Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com o objetivo de descentralizar a oferta de eventos culturais e levar arte e educação para comunidades de pequenas cidades.
Próximos Passos
Após o sucesso em Ipiranga, o projeto segue para Ponta Grossa, onde as apresentações estão acontecendo em diversas escolas municipais até o final de agosto. O espetáculo retornará a Ipiranga no dia 25 de agosto, na Escola São Brás, para mais uma apresentação que promete encantar a comunidade.