Da Redação
Jaguariaíva – Em recente visita a Curitiba, o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, anunciou uma importante conquista para o município: a construção do novo Fórum da Justiça. A confirmação ocorreu após reuniões com lideranças estaduais, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, e contou com o aval da desembargadora Lídia Maejima, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), além do apoio do procurador-geral do Ministério Público do Paraná, Francisco Zanicotti.
A nova estrutura, muito aguardada pela comunidade jurídica e pela população, terá mais de 1,5 mil metros quadrados e será construída para ampliar e modernizar o atendimento do Poder Judiciário no município. Segundo o divulgado, a construção do novo prédio trará mais conforto, acessibilidade e eficiência no atendimento à população, e também para membros do Poder Judiciário.
Atualmente, o Foro Judicial de Jaguariaíva conta com duas Varas Judiciais, Juizado Especial Cível e Criminal, além dos serviços de Distribuidor, Contador, Partidor, Avaliador e Depositário Público, funcionando no endereço Rua Prefeito Aldo Sampaio Ribas, 500 – Cidade Alta.
A Comarca de Jaguariaíva foi criada pela Lei Estadual nº 674, de 19 de março de 1907, e instalada oficialmente em 15 de abril do mesmo ano, conforme o Decreto Estadual nº 76. O primeiro juiz titular foi o Dr. Joaquim Ignácio Dantas Ribeiro.