Nova data: seleção do edital de Itaipu para organizações sociais será divulgada no dia 30 de abril
Estão sendo analisadas 1.666 submissões de instituições, instaladas em 371 municípios
Da Assessoria
Foz do Iguaçu – A Itaipu Binacional vai divulgar no dia 30 de abril o resultado do Processo de Seleção 01/2024 – Edital 2, voltado para o fortalecimento das organizações sociais do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul. A previsão inicial era anunciar o resultado no dia 22 de abril, mas o anúncio precisou ser postergado em razão do grande número de projetos. Foram 1.666 submissões, vindas de instituições de 371 diferentes municípios. A relação das propostas selecionadas será publicada no site da Itaipu, no endereço https://www.itaipu.gov.br/itaipu-mais-que-energia-edital-2
Este é o segundo edital para seleção de propostas lançado pela binacional, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia, que tem a parceria da Caixa Econômica Federal. O instrumento prevê recursos financeiros da Itaipu a serem distribuídos em quatro eixos: Conservação da Biodiversidade, Desenvolvimento Comunitário, Produção Sustentável e Saúde e Bem-estar Social. Juntos, eles integram 13 linhas de atuação como restauração florestal, segurança alimentar (agroindústria), educação popular, fortalecimento da pesca profissional e aquicultura familiar, entre outras.
Em 2023, o primeiro edital foi direcionado às gestões municipais e foi dividido em quatro modalidades de ações: Saneamento Ambiental; Energias Renováveis; Manejo Integrado de Água e Solo; e Obras sociais, comunitárias e de infraestrutura.
A Caixa Econômica Federal é parceira da Itaipu na iniciativa, e responde pela gestão operacional dos instrumentos de transferência dos convênios que são realizados com os municípios, o que abrange a avaliação da documentação técnica, o acompanhamento da execução das atividades e o pagamento a fornecedores, garantindo a correta aplicação dos recursos e a transparência nos processos.
Com o Programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às políticas do governo federal, a empresa contribui para a efetividade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos 434 municípios da área de abrangência prioritária da empresa, formada por 399 municípios do Paraná e 35 no Sul do Mato Grosso do Sul. São 200 mil km², região que concentra mais de 11 milhões de habitantes.