No Dia Mundial, Carambeí debate Autismo e avança em atendimento especializado
Da Redação*
No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado na quarta-feira (2), profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Carambeí participaram de uma capacitação promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) sobre o tema. “Estamos estruturando um protocolo para iniciar o atendimento no município”, antecipou a secretária de Saúde de Carambeí, Maira Holleben.
Atualmente, Carambeí já encaminha pacientes para consultas com médicos especialistas em neuropediatria por meio do Consórcio, mas a intenção é implementar o atendimento localmente. A iniciativa faz parte do projeto piloto de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da entidade. “Iniciamos o projeto em Arapoti, a pedido do nosso presidente, o prefeito Irani Barros, e agora estamos expandindo para outros municípios”, destacou a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, citando Piraí do Sul, Telêmaco Borba e Ponta Grossa como cidades já contempladas.
Com essa ampliação, o CimSaúde busca garantir atendimento especializado e multiprofissional às pessoas com TEA. “Hoje há um aumento no número de diagnósticos, pois antes muitos casos eram subdiagnosticados”, explicou Pâmella.
Segundo Maira, nesta primeira etapa, a capacitação foi direcionada aos profissionais das UBS, mas há planos de expansão. “Queremos estender essa formação às equipes do Posto Central de Saúde”, afirmou. A secretária também ressaltou a importância do acolhimento não apenas aos pacientes, mas também às famílias. “Elas costumam chegar fragilizadas e precisam de suporte adequado”, pontuou.
A diretora do CimSaúde enfatizou a relevância da qualificação contínua dos profissionais da saúde. “A educação permanente é essencial para garantir um atendimento mais qualificado aos usuários do Sistema Único de Saúde, especialmente às pessoas com transtorno do espectro autista”, concluiu.
*Com Assessoria