Da Assessoria
Palmeira – Entra em cartaz no dia 16 de maio a exposição ‘O Voo do Dragão – as Palavras Dançam’, da artista visual Wu Chia Ling, que retrata os caracteres da caligrafia tradicional chinesa e homenageia esse ser mitológico, um dos regentes na mitologia chinesa. A mostra acontece no Museu Histórico e Geográfico de Palmeira e terá abertura às 9h30 com cerimônia do chá. A atividade faz parte da Semana Nacional dos Museus, com apoio da Política Nacional de Incentivo a Cultura Aldir Blanc (PNAB).
A artista vai apresentar trabalhos caligráficos através de caracteres tradicionais retratando diferentes épocas da história e sua evolução. “Podemos dizer que os caracteres chineses podem ser escritos ou desenhados, contudo a essência é a mesma: a caligrafia e a pintura têm a mesma origem”, explicou a artista.
Com essa forma complexa de arte, a exposição pretende promover o intercâmbio cultural e permitir que as pessoas compreendam a profundidade e riqueza da cultura chinesa. Os caracteres que parecem dançar no papel trazem um simbologia complexa ainda que leve e de traços que exigem paciência e experiência, proporcionando ao expectador da exposição momentos de tranquilidade, mas também conduzindo a uma compreensão profunda de serenidade e da beleza da vida.
Oficinas
Ainda no dia 16, também no Museu Histórico de Palmeira, a artista ministrará uma oficina de caligrafia chinesa, a atividade é gratuita e acontecerá em três horários com limite de 10 pessoas por turma, das 13 às 14 horas, das 14h10 às 15h10 e das 15h30 às 16h30.
Os participantes poderão ter contato com caligrafia, permitindo a vivenciem com a escrita com pincel. Através de cada traço, poderão sentir o poder da arte e o ritmo da vida.
A inscrição pode ser feita pelo link: https://forms.gle/rXpCsZxm9V5unCYU7
Sobre a artista
Wu Chia Ling iniciou seus trabalhos com caligrafia tradicional chinesa ainda em Taiwan onde nasceu. Quando veio para o continente americano, em 1995, se estabeleceu na Argentina, maior comunidade chinesa fora da china, lá lecionou por doze anos caligrafia tradicional chinesa. Em 2015 a artista mudou para Palmeira, onde segue lecionando caligrafia tradicional tanto presencialmente quanto online em diversas cidades da região e até outros estados do Brasil. Agora, Wu se prepara para sua primeira exposição solo, homenageando o Dragão, ser mitológico chinês que regeu o ano de 2024, período que a exposição foi concebida.