Mostra fotográfica de Fernanda Castro termina dia 07 de outubro
Últimos dias para visitar a mostra fotográfica de Fernanda Castro
Da Assessoria
Castro – A exposição Passarelas da Memória: Quilombolas da Serra do Apon, da fotojornalista Fernanda Castro, chega ao fim nesta semana na Casa da Praça. Para viabilizar sua vinda a Castro, a Secretaria Municipal de Cultura, antecipou para setembro as comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado oficialmente em 20 de novembro, em razão da agenda da fotógrafa.
De caráter memorialístico, a exposição reúne registros realizados por Fernanda ao longo de quase cinco décadas na Comunidade Remanescente da Serra do Apon. Em 1978, recém-formada em Jornalismo, ela fotografou os quilombolas pela primeira vez; retornou em 2005 e, em 2025, reencontrou moradores, registrando inclusive descendentes de pessoas retratadas no passado.
O título Passarelas da Memória foi inspirado no trabalho do francês Pierre Goupillon, voltado à preservação da memória. Para Fernanda, entretanto, o projeto é também pessoal: um mergulho em suas próprias raízes negras e nos rastros deixados pelos escravizados.
A visitação é gratuita e segue somente até 7 de outubro. Esta é a última chance de conhecer um registro histórico e afetivo que conecta passado e presente da comunidade quilombola da Serra do Apon.