Monumento ‘O Homem e o Arado’ será restaurado

0 1

Emerson Teixeira

Carambeí – A Prefeitura Municipal divulgou que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento está orçando a restauração do monumento ‘O Homem e o Arado’, popularmente conhecido ‘Cavalo da Rotatória”, atingido por um caminhão na madrugada de sábado (19).

De acordo com informações das assessorias de comunicação e jurídica da Prefeitura de Carambeí, todos os estragos causados em patrimônio público por conta de acidentes, como foi o caso do ocorrido meses atrás onde uma pick-up derrubou um dos moinhos na rotatória de entrada da cidade, serão cobrados de seus autores.

No caso da escultura danificada na rotatória da Avenida dos Pioneiros, cruzamento com as ruas das Azaléias e Tibagi, a recuperação deve ser realizada pelo autor do monumento, o escultor Ladislau Chary Filho. Após ser realizada a restauração, a prefeitura do município fará notificação extra-judicial para o autor dos danos para ressarcimento aos cofres públicos. Em caso de negativa de pagamento, a cobrança será na esfera judicial.

Acidente

As câmeras de monitoramento instaladas na rotatória registraram o momento em que o motorista de um caminhão perde o controle do veículo e bate no monumento por volta da 1 hora da madrugada de sábado (19). No local é possível ver pedaços de peças do caminhão como retrovisor e acessórios.

Monumento

O ‘Homem e o Arado’ foi instalado em 4 de abril de 2012 para registrar o início do bicentenário da Imigração Holandesa em Carambeí.

Não foi a primeira vez que um veículo danifica o monumento, a placa descritiva está caída ao lado do cavalo após ter sido danificada por uma camioneta.

No que restou da placa é possível ler a homenagem aos imigrantes holandeses. “O homem e seu arado preparando a terra para o plantio. Imagem imortalizada da força e determinação dos pioneiros de Carambeí. É com este espírito que estamos iniciando a história do bicentenário, com os olhos voltados para o futuro sem deixarmos de valorizar o trabalho de nossos pioneiros”, registra.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!