Da Assessoria
Ponta Grossa- A Prefeitura de Ponta Grossa recebeu na última semana uma comitiva do Ministério do Turismo e do Instituto Ciudades del Futuro para visita técnica que teve como objetivo avaliar e reconhecer as boas práticas do turismo no município.
“Essa visita técnica foi um marco importante para Ponta Grossa, que está comprometida em fortalecer suas práticas turísticas e se destacar como um destino inteligente e sustentável. Agradecemos ao Ministério do Turismo pela oportunidade de compartilhar essas experiências e aguardamos ansiosamente a colaboração contínua na construção de um turismo cada vez mais qualificado e inclusivo em nossa cidade”, destaca o secretário de Turismo de Ponta Grossa, Paulo Stachowiak.
As visitas técnicas realizadas nos dias 05 e 06 de outubro apresentaram uma série de iniciativas exemplares que demonstram o compromisso da cidade em promover o turismo de forma inteligente e sustentável.
O consultor do Instituto Ciudades del Futuro, Nahuel Farberoff, explica sobre os objetivos da visita. “A expectativa é que todos os envolvidos tenham avançado significativamente, possibilitando uma colaboração estreita com a Secretaria de Turismo para a efetiva implementação do modelo DTI. Isso se traduzirá em melhorias na experiência dos turistas e, consequentemente, em uma melhor qualidade de vida para os residentes e visitantes de Ponta Grossa”, diz.
As ações apresentadas abrangeram diversas áreas-chave, incluindo patrimônio cultural, sustentabilidade, segurança e experiência do turista.
Museu Municipal Aristides Spósito
A primeira parada da equipe do Ministério do Turismo foi no Museu Municipal Aristides Sposito. Durante a visita foram discutidas estratégias de gestão do patrimônio cultural por parte do poder público. Além disso, foram apresentadas inovadoras iniciativas de interpretação do patrimônio e inclusão da comunidade por meio da Escolinha do Patrimônio.
Sesc Estação Saudade
A equipe também teve a oportunidade de conhecer o Sesc Estação, onde foram destacadas as iniciativas de apoio à comunidade, incluindo o programa de Turismo Social, o Café Escola do Senac e os cursos oferecidos no local. O museu ferroviário ali existente preserva com carinho a memória da região.
Parque Vila Velha
No Parque Vila Velha, as boas práticas em sustentabilidade foram apresentadas, incluindo o projeto de aterro zero e a instalação de um posto elétrico. A segurança também foi enfatizada, com câmeras de monitoramento e uma variedade de atividades para proporcionar uma experiência enriquecedora aos visitantes, como tirolesa, arvorismo e trilhas noturnas.
Refúgio das Curucacas e Furnas do Passo do Pupo
As visitas a essas duas localidades focaram em ações de sustentabilidade, interpretação do patrimônio natural e conscientização ecológica. A equipe do Ministério do Turismo pôde conhecer em detalhes a gestão de resíduos e as rigorosas medidas de segurança aplicadas no local, além de novas atividades planejadas para diversificar a oferta e proporcionar uma experiência ainda mais enriquecedora aos turistas.
Buraco do Padre
A última parada foi no Buraco do Padre, onde foram discutidas as boas práticas em acessibilidade, incluindo a disponibilidade de uma cadeira anfíbia e passarelas de acesso ao atrativo principal. A interpretação do patrimônio natural foi aprimorada com a inclusão de painéis interpretativos, e a gestão da capacidade de carga e diversificação da oferta foi destacada como elementos-chave para melhorar a experiência do turista.