Da Redação
Se as missas e cerimônias em homenagem a Nossa Senhora Aparecida permaneceram normal, por outro lado, as festividades do Dia das Crianças e da padroeira do Brasil foram canceladas nas cidades de Carambeí e Ponta Grossa.
Em Ponta Grossa, o comunicado foi da assessoria da diocese. “Em função dos estragos causados pelo temporal que se abateu sobre Ponta Grossa nesta madrugada (12), o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida/Paróquia São Sebastião cancelou a programação de hoje em homenagem à padroeira do Brasil. Como em outros locais do Bairro Nova Rússia, o santuário está sem energia elétrica e sem abastecimento de água.
Também por questão de segurança dos devotos, optou-se por cancelar as festividades. A Missa Solene, com o bispo Dom Sergio Arthur Braschi, está mantida e vai acontecer na Catedral Sant’Ana, às 15 horas. “Será levada a imagem de Nossa Senhora Aparecida para a igreja-mãe da Diocese, que nos acolheu nesse momento difícil, e, os devotos podem vir prestar sua homenagem a nossa padroeira. Não haverá a carreata. Mas, não podemos deixar passar em branco este dia”, enfatiza o reitor do santuário, padre Nelson Bueno da Silva. A procissão e as demais missas não acontecerão. A praça da alimentação também não vai funcionar. Os fortes ventos derrubaram a cruz e parte da torre de cima da igreja. A real situação da estrutura está sendo avaliada e os reparos possíveis já estão ocorrendo”, explica a nota.
Em Carambeí, a programação estava marcada com festa para as crianças no Paço Municipal. Por meio das redes sociais, a assessoria da prefeitura confirmou que o evento precisaria ser cancelado, devido aos estragos da chuva no município. Durante todo o dia 12, diversas ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil do municípios. Chamados de corte e poda de árvores foram os mais comuns em toda extensão territorial do município. Toda a festividade já tinha sua estrutura montada, contratos feitos, já que na quinta-feira (11) foi realizado o show com o padre Ezequiel Dal Pozzo.
Até o momento a prefeitura não divulgou nova data de festividades especiais para as crianças. Dias antes, a prefeita Elisangela Pedroso justificou o motivo da escolha do local como lugar ideal, pois, segundo ela, é a ‘casa de todos nós’.