Emerson Teixeira
Carambeí – Os contribuintes do município podem aderir até o dia 11 de novembro ao Programa de Recuperação Fiscal de Carambeí (Refisc), lançado no início do mês e que até esta terça-feira (30) já contou com a adesão de mais de 100 contribuintes ao parcelamento de dívidas inscritas ou não em dívida ativa com a prefeitura.
As vantagens oferecidas pelo Refisc estão no parcelamento das dívidas em até 36 vezes, com a redução de juros que varia de 50% a 100%, dependendo do número de parcelas que o contribuinte optar na renegociação. Segundo a lei, os débitos tributários cujo valor ultrapassem a quantia de R$ 5 mil, poderão ser parcelados em até 36 vezes, os valores inferiores a quantia de R$ 5 mil somente poderão realizar o parcelamento em no máximo 24 parcelas mensais e sucessivas.
Apesar de contar com um programa vigente para que o contribuinte renegocie suas dívidas, um dado do tributo municipal chama a atenção, a adimplência dos contribuintes que no período de 2020 a 2022 teve crescimento de 2,98%. “Mesmo em meio a pandemia houve um aumento na adimplência, estamos com superávit de 2,98% em relação a 2020, parte disso, acredito, que se deva a campanha do IPTU premiado que estimulou os contribuintes a realizarem os pagamentos em dia com a administração pública”, explica o diretor do Departamento de Tributos, Lucas Fernandes de Oliveira.