Licitação para exploração do Parque Estadual do Guartelá dá deserta
Bianca Martins
Tibagi – A licitação para exploração do Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, deu deserta, pela segunda vez desde que foi anunciado o projeto de concessão do parque à inciativa privada. A entrega das propostas estava marcada para esta terça-feira (28), às 9h30, mas não houve interessados.
A informação foi confirmada pelo setor de licitações do Instituto Água e Terra (IAT), mas somente será formalizada nesta quarta-feira (1º), quando for publicada em Diário Oficial.
Em Tibagi, o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Tibagi, Paolo Pavesi, acompanhava a abertura das propostas e nas redes sociais, lamentou o fato de a concorrência ter fracassado novamente. Ao Página Um News, Paolo, que também é vice-presidente da Associação Comercial, Empresarial e Turística de Tibagi (ACETT) e representa a entidade no Conselho, lastimou o ocorrido e acredita que toda a região perde com o desinteresse do setor privado em assumir o parque. “Falei com o secretário de Turismo [Marcio Nunes], ele disse que tinham três empresas participando, mas nenhuma deu lance. Então é frustrante para nós, de Tibagi, porque eu vejo, como presidente do Conselho, como empresário, e boa parte do trade enxerga que esse atrativo, sendo feito concessão, sendo privatizado, trará muitos investimentos para o local. O parque tem potencial. Se isso ocorresse seria muito importante para toda região”, avalia.
Paolo adianta que vai atrás de informações para conhecer as causas que estariam impedindo investidores de acreditar no projeto de concessão do parque. Ele acredita que exigências e limitações do que pode ou não ser feito dentro do local, podem ser um entrave para os empresários. Ele deve se reunir com demais membros do conselho ainda nesta quarta-feira para definir as próximas ações da entidade em relação ao tema. “Vai ser discutido a forma com que o conselho vai agir nisso. Se vamos fazer visitas técnicas ao IAT, avaliar com quem está envolvido, conversar com os empresários do ramo para saber porque não tem interesse e até mesmo a questão política, para ver se gente consegue viabilizar isso. Hoje a iniciativa privada cuida muito mais que qualquer outro órgão” considera.
Guartelá
O Parque Estadual do Guartelá abriga o sexto maior cânion em extensão do mundo, o Cânion Do Rio Iapó, além de outras atrações como a Ponte de Pedra e o Córrego do Pedregulho. O local também conserva espécies nativas de fauna, como o lobo-guará, jaguatirica, veado, gavião-pombo e capivara.
Para visitar o parque, o turista precisa ficar atento aos horários. O funcionamento é de quarta-feira a domingo e feriados, das 9 às 18 horas. O horário limite de chegada no Centro de Recepção do Parque para a realização das trilhas são os seguintes: Trilha das pinturas rupestres até às 14 horas e Trilha básica até às 16h30.