Inscrições para o 1º Concurso de Contos Hilda Koller seguem abertas

0 6

Vinicius Fontes

Castro – A Secretaria Municipal de Cultura de Castro está com inscrições abertas para o 1º Concurso de Contos Hilda Koller, iniciativa que visa incentivar a produção literária e dar visibilidade a novas vozes da literatura em língua portuguesa. O concurso é voltado a escritores de todo o Brasil e premiará cinco contos inéditos com R$ 2 mil cada, totalizando R$ 10 mil em premiação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de agosto de 2025, de forma online (link abaixo). A divulgação dos vencedores ocorrerá em 26 de setembro, na Casa Marianna, sede da Secretaria de Cultura de Castro.

Podem participar escritores maiores de 18 anos, brasileiros ou estrangeiros residentes em qualquer país, desde que os contos sejam escritos em português. Cada autor pode inscrever até dois contos inéditos, mas apenas um poderá ser premiado. A organização definiu que apenas textos individuais são aceitos; inscrições em nome de coletivos não são permitidas.

Os cinco contos vencedores também poderão ser publicados em uma coletânea oficial da Secretaria Municipal de Cultura. Textos classificados, mas não premiados, também poderão ser incluídos na publicação, desde que atendam aos critérios técnicos mínimos.

O texto deve estar em formato PDF, com entre 3 mil e 6 mil palavras, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, margens de 2,5 cm, e devem ser anônimos, ou seja, sem nome ou pseudônimo do autor no corpo do arquivo.

Avaliação

Uma comissão com três pareceristas de reconhecido nível intelectual e acadêmico será responsável pela seleção, com base nos critérios de originalidade; autenticidade; qualidade técnica e estilo; além de contribuição cultural

Para mais informações, os interessados podem consultar o edital completo em https://drive.google.com/file/d/1wXyURHb2MTDBHfJGVWY22O4km2d_l_lC/view

O concurso também homenageia a escritora castrense Hilda Koller, autora do hino de Castro e da obra “Castro Século XX – Antologia”, esta última que valoriza escritores castrenses que tiveram livros publicados. Os contos participantes podem abordar qualquer tema, desde que respeitem a estrutura tradicional do gênero — com enredo breve, poucos personagens e um conflito bem delineado.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.