Helicóptero a serviço do IAT chama atenção em Carambeí e sobrevoa áreas estratégicas nos Campos Gerais
Vinicius Fontes
A movimentação de helicóptero no céu de Carambeí na manhã desta quinta-feira (24) despertou a curiosidade dos moradores. A aeronave, de cor alaranjada, pousou em um terreno às margens da Avenida dos Pioneiros, na entrada do bairro Imigrantes. Inicialmente, populares acreditaram que se tratava de uma ação da Defesa Civil, já que um caminhão da brigada local estava no ponto de apoio. Outros cogitaram a chegada de investidores, como ocorreu recentemente quando um helicóptero de uma empresa atacadista pousou ao lado do Paço Municipal.
No entanto, o voo fazia parte de uma ação coordenada pelo Instituto Água e Terra (IAT), que realiza nesta semana uma série de sobrevoos técnicos em unidades de conservação do Paraná. A iniciativa integra um esforço conjunto para mapeamento ambiental e fortalecimento de áreas de preservação e uso turístico sustentável. A aeronave é fretada, já que o Instituto não possui nenhuma.
Em Carambeí, a prefeita Elisangela Pedroso acompanhou o trajeto aéreo, que passou também pelo Parque Estadual dos Campos Gerais, nas imediações dos Alagados, onde houve um voo panorâmico. Até o fechamento desta matéria, ela não havia retornado sobre o assunto.
Já em Castro, o helicóptero sobrevoou o Parque Estadual do Caxambú. Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Kasciano Roberto Morais, a intenção é firmar uma parceria com o IAT para municipalizar a gestão do parque e transformá-lo em um novo polo turístico regional. “ Turismo didático, é questão do turismo de aventuras, trilhas, então essa é a ideia. As tratativas iniciaram quando nós estivemos na expo turismo em Curitiba, depois o IAT já fez algumas reuniões com o superintendente aqui em Castro, junto com o pessoal da Secretaria de Turismo. Nesse momento estamos trabalhando as demandas e as possibilidades, mas posso dizer que são gigantes e em breve aí teremos. Novidades para anunciar como um novo indutor turístico”, explicou em rápida conversa com o Página Um News.
Na quarta-feira (23), a ação também passou por Palmeira. O prefeito Altamir Sanson; ao lado do vice-prefeito José Ailton Vasco; do secretário de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Comunicação, Fritz Kliewer; e do secretário de Desenvolvimento Rural, Geraldo Vasco, acompanhou o chefe regional do IAT, Juarez Baskoski, em um levantamento de áreas na localidade do Cercado. A proposta é realizar a recuperação ambiental da região com vistas à criação de um novo parque municipal.
Devido ao mau tempo e previsão de chuvas, os voos foram cancelados após o realizado em Castro. As ações reforçam o compromisso dos municípios dos Campos Gerais com a preservação ambiental e o desenvolvimento do turismo sustentável, abrindo caminho para novos atrativos e oportunidades econômicas ligadas à natureza.