Grupo Guardiões do Rio Tibagi reúne lideranças em Tibagi para ampliar ações de proteção ambiental

Encontro no Sindicato Rural debateu responsabilidades, regras ambientais e próximos passos do movimento voltado à preservação dos rios da região

0 11

Emerson Teixeira

Tibagi – O Grupo Guardiões do Rio Tibagi realizou, na quarta-feira (3), um encontro no Sindicato Rural de Tibagi com a presença de autoridades municipais, representantes de entidades e lideranças comunitárias. Criado com o propósito de unir forças pela preservação dos rios da região — especialmente o Rio Tibagi —, o movimento apresentou seus objetivos e discutiu formas de atuação em defesa dos recursos hídricos.

Segundo um dos líderes do grupo, Guilherme de Geus, o evento reuniu uma ampla representatividade local. “Mais de 40 pessoas envolvidas desde a vice-prefeita de Tibagi [Helynez Ribas] e vários vereadores. Também teve secretária do Meio Ambiente, ex-prefeito Sinval Silva, ex-prefeita Ângela Mercer, então várias entidades e também pessoas das lideranças estiveram no evento”, relatou.

A reunião contou ainda com uma apresentação da Força Verde Ambiental, conduzida pelo sargento Márcio Savinski, acompanhado de dois soldados. Eles detalharam as atribuições do grupo e os limites de atuação dentro das normas ambientais. “Ele fez toda a apresentação do que são os deveres do grupo, o que podemos fazer, o que não podemos fazer, trouxe todas as regras e leis que existem em favor dos rios e das APPs. Foi muito interessante, bem amplo, mostrando os caminhos corretos, o que podemos fiscalizar e o que deve ser deixado para os órgãos ambientais ou para a Secretaria”, explicou Guilherme.

O público participou ativamente, com perguntas e debates. Após a exposição da Força Verde, os organizadores apresentaram a visão do movimento e seus próximos passos. “Apresentei também o nosso grupo: qual é a visão, o objetivo, onde queremos chegar e como vamos chegar lá. Foi amplamente discutido pela sociedade, tinha bastante pessoas que acompanharam e foram prestigiar”, disse.

Entre os participantes, esteve ainda Vítor Magalhães, representante da Hidrelétrica Tibagi Montante, que esclareceu dúvidas sobre questões ambientais envolvendo a operação da usina. “O pessoal tinha muitas dúvidas, porque não tinha escada para subir os peixes, e ele respondeu no ato todas essas questões”, destacou Guilherme.

Como encaminhamento, o grupo pretende formalizar sua atuação. “A gente vai fazer uma associação, com CNPJ, para estruturar os Guardiões do Rio. Não temos onde parar, agora é seguir em frente, colocar os objetivos em ata e em pauta nas próximas reuniões. No começo de janeiro vamos fazer novos encontros, e bola pra frente”, afirmou.

O movimento segue articulando ações para fortalecer a proteção ambiental, ampliar o diálogo com autoridades e garantir que a preservação do Rio Tibagi avance como pauta permanente na região.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.