Governo do Estado planeja políticas públicas para fortalecer permanência no ensino superior

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AEN

O Governo do Estado divulgou na sexta-feira (27) chamada pública para uma pesquisa em rede com o objetivo de desenhar o perfil dos estudantes das sete universidades estaduais do Paraná. Com aporte de R$ 1,2 milhão, o intuito é propor políticas públicas para aumentar de forma estratégica a permanência e prevenir a evasão no ensino superior, com base em indicadores socioeconômicos, educacionais e demográficos.

A expectativa é que as atividades do estudo comecem em março de 2024, com duração de dois anos.

As instituições de ensino superior irão apresentar até 1º de dezembro propostas para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, especificando detalhes da metodologia que será aplicada, como a dimensão da amostragem, as sugestões de questionários, os procedimentos para coleta e análise de dados, entre outros aspectos. Nessas propostas também serão detalhados os planos para aplicação dos recursos financeiros.

A iniciativa conta com recursos não reembolsáveis do Fundo Paraná, dotação orçamentária gerenciada pela secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para o fomento científico e tecnológico. O montante será distribuído entre as instituições estaduais de ensino superior para o custeio de 35 bolsas, no total, e investimento em equipamentos e mobiliários necessários para a aplicação da pesquisa. Os termos serão firmados entre a Seti e as universidades em fevereiro do próximo ano.

As bolsas serão destinadas para sete professores efetivos das universidades, responsáveis pela coordenação do projeto, 21 estudantes de graduação (três por instituição) e sete profissionais da mesma área de formação dos coordenadores. De acordo com o edital, os valores mensais das bolsas são R$ 1.200, R$ 931 e R$ 2.500, respectivamente, durante os dois anos de duração do projeto.

O coordenador de Ensino Superior da Seti, Fabiano Gonçalves Costa, destaca o compromisso com políticas públicas voltadas para a permanência estudantil.

“Estamos comprometidos em estimular políticas de acesso e permanência nas universidades para ampliar a igualdade de oportunidades e agir preventivamente para combater o fenômeno da evasão, que ocorre no ensino superior brasileiro”, afirmou, ressaltando a importância de entender os dados de maneira científica para propor políticas públicas assertivas na educação superior paranaense.

Metodologia

  Nas propostas de pesquisa elaboradas pelas universidades para essa chamada pública os projetos devem considerar diferentes parâmetros estatísticos: análise de dados por meio de pesquisa descritiva e exploratória; análises qualitativas; números relativos à desistência; informações sobre ingressantes e egressos do ensino superior; e testes de diferenças de média e de variabilidade de dados. A ideia é identificar padrões e tendências educacionais entre os estudantes, assim como os fatores de influência.

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