Frísia solta 10 mil peixes nativos em rio de Carambeí

0 2

Da assessoria

Carambeí– Representantes da Frísia Cooperativa Agroindustrial farão a soltura de 10 mil alevinos no rio São João, em Carambeí (PR), na próxima sexta-feira (2). A ação é em referência ao Dia do Rio, que aconteceu em 24 de novembro, e marca a continuidade do programa Fundo Azul, uma parceria da cooperativa com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). 

A soltura dos peixes acontecerá às 10 horas, na ponte baixa do rio São João, e contará ainda com a participação de uma turma do ensino fundamental do município, além da Defesa Civil e da Sanepar.

Segundo o especialista ambiental da Frísia, Jean Cesar Andrusko, os peixes que serão lançados no rio são traíra, cascudo e lambari. “Eles foram adquiridos de um viveiro pela Frísia e são espécimes endêmicas da região”, conta.

Andrusko destaca que a iniciativa faz parte de uma série de ações socioambientais que a cooperativa vem desenvolvendo ao longo do ano com o objetivo de apresentar à sociedade o trabalho e o comprometimento com o desenvolvimento sustentável. 

Durante esta semana, está acontecendo no Paço Municipal de Carambeí workshops com estudantes, que também têm acesso a uma maquete do rio São João, mostruários de peixes regionais e exposição de quadros do bioma local.

O projeto de soltura dos peixes conta ainda com o Conselho de Meio Ambiente de Carambeí e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação.

Fundo Azul
O programa Fundo Azul foi desenvolvido pela cooperativa em parceria com a Sanepar e visa adequar o manejo dos dejetos gerados na atividade de bovinocultura de leite.  

Iniciadas em 2018, as ações foram focadas nos mananciais de abastecimento público da represa de Alagados e bacias hidrográficas dos rios Piraizinho, São João e São Cristóvão. A iniciativa envolveu 15 propriedades rurais nos municípios de Carambeí, Castro e Piraí do Sul.

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!