Fórum do Agro reúne lideranças e destaca papel estratégico do Paraná no agronegócio brasileiro

Governador Ratinho Junior participou do evento que integra a programação do Agroleite 2025 e defendeu o fortalecimento da agroindústria e da logística de exportação

0 15

Emerson Teixeira

Castro – A abertura do Fórum do Agro movimentou a manhã desta quinta-feira (7) na Arena Conexão, no Castrolanda Expo Center, em Castro. O evento, que integra a programação oficial do Agroleite 2025, é uma realização do Grupo Calpar, em parceria com a Castrolanda, e reuniu importantes lideranças do setor agropecuário, representantes políticos e especialistas em economia e política agrícola.

O painel de abertura contou com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, que participou ativamente das discussões do primeiro painel, ao lado do diretor do Grupo Calpar, Paulo Bertolini, do presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, e do presidente da Castrolanda, Willem Bouwman. A mediação foi feita pelo jornalista Giovani Ferreira, do Canal Rural.

Com o tema “Produção, agroindústria e mercado”, o painel abordou os avanços do Paraná na transformação da produção primária, o fortalecimento da agroindústria e os desafios e oportunidades no cenário internacional.

Durante sua participação, Ratinho Junior destacou o papel estratégico do estado como um dos principais polos agroindustriais do país. “O Paraná é hoje referência na transformação de alimentos pela indústria e também no crescimento sustentável da produção de grãos. E temos o Porto de Paranaguá como o principal embarcador de proteína animal do Brasil, o que reforça nossa vocação exportadora e a qualidade da logística paranaense”, afirmou o governador.

O governador anunciou que o Porto de Paranagúa está sendo preparado para até o final do ano passar a receber em sua estrutura 50 por cento de cargas via ferrovias e outros 50 por cento transportadas por rodovias.

A programação da manhã seguiu com um segundo painel, que aprofundou a análise dos impactos políticos e geopolíticos no agronegócio brasileiro. Com o tema “Da política à geopolítica: os riscos e oportunidades para o agronegócio”, o debate contou com a participação da pesquisadora da Embrapa Territorial, Lucíola Magalhães, do especialista em políticas públicas e crédito agro, José Carlos Vaz, e dos deputados federais Pedro Lupion e Sérgio Souza. A mediação ficou por conta de Paulo Bertolini, que também preside a Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho).

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.