Da Redação
Carambeí – A Prefeitura de Carambeí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPAmb/Força Verde), realizou, na manhã desta terça-feira (01), uma fiscalização nas margens do Rio São João e em propriedades rurais da região. A ação teve como objetivo coibir o descarte irregular de resíduos, um problema crescente que compromete a qualidade ambiental local.
A fiscalização foi motivada por imagens de poluição que circularam nas redes sociais, divulgadas por moradores preocupados com a degradação do Rio São João, que é o principal manancial de abastecimento de Carambeí, a Sanepar realiza a captação de água em um ponto anterior ao local onde foram identificados despejos irregulares.
O vereador Cabo Cleverson acompanhou a operação e destacou a necessidade de ações contínuas para garantir a preservação ambiental. A ação também marcou o início da gestão de Paulo Valenga à frente da Secretaria de Meio Ambiente, cargo que assumiu na segunda-feira (31), substituindo Valdemar Bartmeyer.
A reportagem entrou em contato com a Força Verde para obter informações sobre eventuais autuações durante a fiscalização. A corporação informou que, assim que a equipe policial concluísse o boletim de ocorrência, os dados seriam repassados à imprensa.