Da Assessoria
Ponta Grossa – Cerca de 200 lideranças de Ponta Grossa e região participaram, nesta sexta-feira (28), do evento de lançamento do Fórum Permanente Regional da Indústria. O encontro, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), fechou o ciclo de implantação dos Fóruns no interior do Estado, iniciativa que tem o objetivo de debater as prioridades para o desenvolvimento industrial das diferentes regiões e contribuir para a construção de uma política industrial para o Paraná. Durante o encontro, os participantes indicaram as áreas de empregabilidade, infraestrutura, ensino profissionalizante e inovação como prioritárias. Na ocasião, também foi instalado o Conselho Regional da Fiep, que vai ampliar a representatividade da entidade na região.
O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, destacou a importância da aproximação da entidade com o setor industrial de todo o Estado. “O Paraná é a quarta força industrial do país, mas ainda temos um caminho enorme de crescimento. Por isso, é fundamental ouvir o interior e aproximar a Federação de fato da indústria que está mais distante da capital”, disse.
Ele ressaltou, ainda, que os Fóruns Regionais também têm o objetivo de sensibilizar os gestores públicos e as comunidades locais sobre a necessidade de ações em prol do desenvolvimento da indústria. “Queremos, junto com os prefeitos e entidades parceiras, melhorar a percepção das cidades quando elas fazem um plano diretor. Também queremos melhorar a percepção do Estado quando for fazer uma política industrial, percebendo aquilo que potencializa ou não a indústria”, explicou. “A Fiep tem a responsabilidade de representar essa quarta força industrial do país, mas queremos dividir essa responsabilidade com as regiões”, completou.
Perfil da indústria
Na ocasião, foi apresentado um perfil da indústria da região Centro-Oriental do Estado – área que integra a macrorregião dos Campos Gerais e tem os municípios de Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Ortigueira, Castro, Jaguariaíva e Carambeí entre os mais industrializados. Empregando mais de 76 mil trabalhadores, a indústria da região responde por 72% do PIB industrial total dos Campos Gerais.
Além disso, em termos de crescimento do PIB industrial, entre 2011 e 2021 a região demonstrou uma evolução superior à de outras localidades, com aumento de 172%, acima da média estadual, que ficou em 110%. Quanto aos setores que mais geram postos de trabalho na indústria da região, destacam-se os de fabricação de papel (10%), desdobramento de madeira (8%), construção de edifícios (5%) e abate de suínos, aves e outros pequenos animais (3%).
Prioridades
Durante o evento de lançamento do Fórum Regional em Ponta Grossa, os participantes votaram em quais temas consideram mais relevantes para o desenvolvimento industrial da região. Empregabilidade, infraestrutura, ensino profissionalizante e inovação foram as áreas mais apontadas. A partir dos próximos meses, a Fiep realizará oficinas temáticas para aprofundar as necessidades em relação a esses e outros assuntos que impactam na atividade industrial regional.
Os participantes também votaram em quais aspectos consideram mais relevantes para serem aprimorados em âmbito municipal para que a indústria possa se desenvolver adequadamente. As três áreas mais indicadas foram: incentivos fiscais, planos de atração de investimentos e criação de parques industriais.
Conselho Regional
No evento desta sexta, a Fiep também empossou os integrantes do Conselho Regional da Federação na região Centro Oriental. O grupo, que será coordenado pelo industrial Darcy Miara Júnior, terá a responsabilidade de liderar os debates sobre as demandas da região, aumentando a representatividade da entidade junto à indústria local. “Agradeço ao presidente pela confiança e aos conselheiros por terem aceitado essa incumbência”, disse o coordenador. “Vamos trabalhar da melhor forma possível para unir a Fiep e a indústria da região”, acrescentou.
Também foram nomeados como conselheiros da Fiep na região os industriais Eneias Melchert, Jan Petter, José Luiz Meira, Orceli Alves Martins e Rangel Hornung.
Parcerias e presenças
Na região, o evento conta com os apoios do Sebrae/PR; da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap); da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais dos Campos Gerais (Cacecam); da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG); e do governo do Estado, por meio das secretarias da Indústria, Comércio e Serviços, do Planejamento e do Trabalho, Qualificação e Renda.
O evento de lançamento teve uma palestra do secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros. Entre outras autoridades, também estiveram presentes a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt; o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Pinto; os deputados estaduais Mabel Canto e Marcelo Rangel; o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto; o diretor técnico do Sebrae/PR, Cesar Rissete; e o vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Leornado Puppi Bernardi.
Também participaram do encontro lideranças industriais, incluindo os vice-presidente da Fiep Paulo Roberto Pupo e José Alberto Pereira Ribeiro, além do diretor da entidade, Enéias Melchert.