Festival Prosiá se despede com premiação e celebração à arte
Noite de encerramento contou com premiações e homenagens; confira quem foram os destaques desta edição
Da Assessoria
Ponta Grossa – O 4º Festival de Teatro Prosiá chegou ao fim em clima de celebração no último final de semana. Após sete dias intensos de espetáculos, oficinas e ações formativas, o evento se despediu do público com a tradicional cerimônia de encerramento, que celebrou artistas, grupos e produções que marcaram esta edição. Realizado pelo Coletivo Cacareco, o Festival reuniu companhias locais e de outros estados, com apresentações gratuitas em espaços como o Cine Teatro Ópera, Lago de Olarias, CECI, SESC Estação Saudade e na APAM.
Ao todo, foram oito espetáculos, doze cenas curtas e diversas vivências artísticas que transformaram a cidade em palco. Desde a abertura até o encerramento, o público marcou presença em peso — muitas sessões tiveram ingressos esgotados com uma hora de antecedência, evidenciando o interesse crescente pela produção teatral local e nacional.
Para o produtor e diretor do Festival, Renan Sota, o balanço da edição é extremamente positivo, “Foi um sucesso absoluto. Plateias cheias, espetáculos elogiados, ingressos esgotados. A cada edição, o Prosiá cresce em relevância e acolhimento. Nosso desejo é ampliar ainda mais em 2026, incluindo novas frentes, como uma Mostra Estudantil de Teatro”.
Já a diretora Bya Paixão ressalta o espírito coletivo que marcou a edição, “Essa foi uma edição acolhedora, com produções potentes e participação ativa do público. O Prosiá é feito por muitas mãos, e cada pessoa envolvida — do palco aos bastidores — contribuiu para que essa semana fosse especial”.
Mais de 60 profissionais estiveram diretamente envolvidos na realização do Festival, entre artistas, técnicos e equipes de produção. Também fizeram parte da programação três oficinas presenciais, reforçando o compromisso do Prosiá com a formação e o intercâmbio de saberes. A oficina “Formas Animadas em Cena”, ministrada por Cléo Cavalcantty, ocorreu no Sesc Estação Saudade; “A Base da Iluminação Cênica”, conduzida por Bya Paixão e Renan Sota, contou com a participação de artistas de Ponta Grossa; e “Jogo Teatral e a Estética do Espaço”, com a Profa. Dra. Miriam Benigna, foi realizada no auditório da UEPG Central.
O encerramento foi marcado pela entrega de troféus a artistas e grupos que se destacaram durante o Festival, com premiações em diversas categorias, reconhecendo o talento, a criatividade e o comprometimento dos participantes.
Prêmio Trajetória no teatro: Michella França, Unidev, Edson Bueno e Miriam Benigna
Prêmio Heloisa Frehse: Ana Baldani
Prêmio Especial do Júri: Dramaturgia da cena Descanse em Paz
Melhor figurino: Cena Descanse em Paz
Melhor cenário: Cena O Inquérito de Branca Dias
Melhor texto: Cena Eros
Melhor atuação: Orestes Jorge
Melhor maquiagem: Cena Pupafobia
Melhor concepção cênica: Cena O Inquérito de Branca Dias
Melhor cena (júri popular): A gente namora? e Devoratem Oculis (empate)
Melhor Cena: Descanse em Paz
A 4ª edição do Festival de Teatro Prosiá foi realizada pelo Coletivo Cacareco com apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Ministério da Cultura – Governo Federal.